N0VA ENTREVISTA Clerisvaldo B. Chagas, 1 de setembro de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.282   Foi na última ...

 

N0VA ENTREVISTA

Clerisvaldo B. Chagas, 1 de setembro de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.282

 



Foi na última sexta-feira que concedi mais uma entrevista a um grupo de alunos sobre matéria geográfica do riacho Camoxinga, o mais famoso do município por cortar à cidade e pelas suas temidas cheias   em ocasiões que represa com o rio Ipanema, seu coletor. Falamos sobre a importância da pesquisa para a juventude, a falta de pesquisadores e o acomodamento dos professores. E como a turma era do Cepinha – Escola Estadual Prof. Aloísio Ernande Brandão, onde encerrei minha carreira profissional, aproveitei para ministrar uma aula completa sobre o Cepinha que os próprios alunos não conheciam e não sabiam sequer sua data de aniversário. Além disso, falamos sobre a região onde assenta o Colégio e os efeitos do riacho Camoxinga que somente minhas pesquisas poderiam revelar.

Falamos sobre nascentes, leito, foz, pontes, serventias, poluição que deveriam ter sido repassadas por professores de Geografia acomodados. Entretanto, acho que a parte central da minha entrevista, deve ter sido o estímulo á pesquisa, ao conhecimento do lugar onde se vive, onde se estuda, o município inteiro e seus acidentes geográficos, sua história. Sei não, muitas vezes nos sentimos sozinhos nessa luta de estímulo à juventude, pois não encontramos nenhum Cirineu para ajudar com a cruz do conhecimento.

 

X

 

Estaremos em reunião, segunda-feira, para aperfeiçoarmos a programação de lançamento do livro:  PADRE CÍCERO – 100 MILAGES NORDESTINOS (INÉDITOS), que será lançado no dia 20 de novembro, na igrejinha que era do padre Cícero, do Lajeiro Grande no Bairro de nome igual e que se formou graças a um dos seus milhões de milagres. A reunião será composta de dois vereadores, uma romeira, Diretora e Coordenador da Cultura em nossa cidade, e mais esse autor, na Casa da Cultura. A propósito, serão distribuídos os 100 livros, gratuitamente, aos depoentes dos milagres alcançados, ou a seus familiares. Não haverá venda de livros, pois a edição já se encontra esgotada, mas nada impede que qualquer outro devoto ou não, compareça ao nosso encontro.

Será feita uma lista de pedidos para um segundo lançamento e venda comprometida. Haverá fogos, discursos, zabumba, filmagem missa e entrega de certificado à Ministra dos Romeiros. Encomende seu livro através do Zap do autor: 57 88 9.99254534.

IGREJINHA DO PADRE CÍCERO, NO LAJEIRO GRANDE, ONDE SERÁ LANÇADO O LIVRO. (IMAGEM: B. CHAGAS).

  COVA DA IRIA Clerisvaldo B. Chagas, 27 de agosto de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3. 291 HOMENAGEM Á NOSSA SEN...

 

COVA DA IRIA

Clerisvaldo B. Chagas, 27 de agosto de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3. 291

HOMENAGEM Á NOSSA SENHORA

 




Pela curiosidade resolvi procurar saber alguma coisa a mais sobre a Cova da Iria, nomes que sempre ouvi falar e ouvir cânticos a respeito. A Cova da Iria, segundo o que pude apurar foi o local, em Portugal, onde houve as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos: Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto. Existe muita coisa a respeito dos três pastorinhos das aparições, porém, não muita a respeito da geografia, Cova da Iria. As aparições de Nossa Senhora aconteceram na Cova da Iria, na cidade de Fátima, em Portugal entre 1016 e 1917. Mas, a curiosidade mesmo era sobre Cova e Iria. E tudo que encontramos foi que “Cova”, pode ter o significado mesmo de cova, túmulo, um buraco em um lugar ou mesmo uma baixa do terreno.  

Quanto à Iria, trata-se de uma espécie de referência ao nome “Irene”. Dizem os especialistas que a história de Nossa Senhora de “Fátima” suas narrativas sobre os acontecimentos da Cova da iria, são as mais belas da Igreja Católica em todos os tempos. Quem puder pesquisar essa história, vai sentir quanta é bela e, inevitavelmente, se emocionar. O terreno da Cova da Iria, era da família de um dos pastorinhos, naturalmente terreno de pasto. Mas essas narrativas de 1916 e 1917, época da Primeira Grande Guerra, continuam atualizadas, verdadeiras e emocionantes, com ênfase para o mundo religioso do Catolicismo. Caso fossem expostas neste espaço, teriam que ser em um seriado. Porém, as aparições de Nossa Senhora, pelo mundo, não se resumem somente a Portugal e nem à Cova da Iria.

Tive na vila indígena de Cimbres, Pesqueira, Pernambuco, imediações das nascentes do rio Ipanema. Em vários séculos passados, Cimbre já se comunicava com a foz do rio Ipanema em Belo Monte, Alagoas, através dos sertanistas. Foi onde iniciei a minha caminhada a pé através do leito seco do rio e escrevi o livro “Ipanema, um Rio Macho”. Mas somente décadas depois, vim a saber que Nossa Senhora já havia aparecido na vila de Cimbres, onde vi a povoação, mas nem parei para apreciar melhor. Perdi, então, de conhecer o santuário da aparição que eu não sabia existir, tão perto de mim. Entretanto, a fé, o respeito e a admiração que tenho pela mãe de Deus e nossa, me fez elaborar esse trabalho por um ângulo incomum e... Não se pode dizer tudo.

ESTRUTURA ATUAL SOBRE A COVA DA IRIA.

  RUMO À PRIMAVERA Clerisvaldo B. Chagas,25 de agosto de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.289   Meus amigos, aq...

 

RUMO À PRIMAVERA

Clerisvaldo B. Chagas,25 de agosto de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.289

 



Meus amigos, aqui em Santana do Ipanema, após três ou quatro dias ensolarados, belíssimos, o “Cancão voltou a piar”. O céu passou mais quatro ou cinco dias, completamente branco e a frieza das madrugadas invadiu com força o abrigo dos lençóis, em casa sem forro e somente com telhado. Entretanto, posso afirmar que a vantagem do ardente desejo de um ótimo inverno estar sendo realizado. Nada de queda de barreiras, enchentes desastrosas, chuvas demais, chuvas de menos. Sol e Chuva numa boa alternância bem programada, aguando bem a terra e lhe dando tempo para as roupas no varal. Ficam apenas os conflitos tolos, os conflitos bestas que não levam a nada: “Eu gosto de frio”. “Eu não gosto de frio”. E o gelo caindo.

É ruim andar no mato nessa época por causa da mutuca, já ouviu falar? É um tipo de mosca grande, que ataca pessoas e animais. Tem um estilete na boca que perfura a vítima para chupar o sangue. Doe, doe que “só a gota serena”! Geralmente fica nas trilhas e pega as pessoas desprevenidas e de repente. Raramente se nota a mutuca antes de ser atacado, no mato. Já se desperta da sua fúria batendo com a mão sobre a atacante. O orvalho nas folhas, logo cedo do dia, também não é coisa boa ao batermos nas folhagens. As cobras, embora muito mais raras nos tempos atuais são perigos em potencial, uma vez que são muito silenciosas e vivem quase permanentemente de emboscadas. Ainda existem muitos outros perigos, porém, se para isso formos olhar, ninguém mais anda no mato em tempo de inverno, nem mesmo o agricultor de todos os dias.

Agora, chuva mesmo, não vai aparecer mais. Estamos nos “Últimos tamboeiros do inverno”. Somente uma nuvem que passa aguando o jardim, ligeiramente e pronto. Os bandos de espanta-boiadas passam sempre fazendo algazarra, ainda no escuro, antes das primeiras luzes diurnas. Quando o Sol vem sorrir de verdade, o dia já está muito adiantado. Ainda bem que, enquanto isso você pode iniciar seus exercícios e meter a perna para a frente numa bela caminhada. Depois, um banho na medida e um cafezinho quente. Esqueça o tempo. A prima vem aí.

  BOLO DE MANDIOCA/TIJOLO Clerisvaldo B. Chagas, 19 de agosto e 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.289   É uma gr...

 

BOLO DE MANDIOCA/TIJOLO

Clerisvaldo B. Chagas, 19 de agosto e 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.289

 




É uma grata satisfação novamente ir ao experimento de uma iguaria de infância que se vendia nas feiras de Santana, século passado. Trata-se do bolo de mandioca (não de macaxeira), com faixas amarela e branca de forma artesanal. Ainda bem que a indústria aproveitou a ideia e você, atualmente, pode comprar essa delícia em supermercados. O bolo é feito de mandioca, margarina, água e açúcar. Muito bem lembrado e elaborado pelo fabrico em indústria de Bezerros-PE. O único defeito é que você quer comer todo de uma vez, tal a cupidez na gostosura. Também continua nas bancas de feiras o doce “tijolo”, de corte meio duro, feito ou de jaca ou de raiz de imbuzeiro. Este não conseguiu dar um salto para a Indústria como seu colega, bolo de mandioca.

Entretanto, outras guloseimas não resistiram em Santana e, algumas delas vamos encontrá-las no povoado Pé-leve, região da grande Arapiraca e na Massagueira, entre Maceió e Marechal Deodoro. Entretanto nem aqui e nem em outros lugares vimos mais: quebra-queixo com castanha, quebra-queixo com amendoim, pé de moleque na folha da bananeira e nem broa macia de massa puba, coisas que sustentavam tranquilamente e com galhardia o café da manhã. Ano passado estive com um doceiro que mudara de ramo após a sua fama na região. Fazia bolo de tudo que você imaginasse. Pulou para o ramo de ferro velho. Ah, meu Deus! Perdemos um doceiro de mão cheia. O diabo é quem quer saber de comer ferro velho.

Quem possui essas habilidades em fazer doce, só passa fome se quiser. Pode trabalhar por conta própria e abastecer bodegas, feiras mercadinhos e supermercados. Ora! O povo compra sem qualidade imagine um produto bem-feito!  Estamos nos referindo aos doces das  receitas antigas e seculares que vêm de avós e bisavós sempre agradando no sabor todas as gerações.  Admiramos também os grandes profissionais que lidam com os chamados produtos salgados. Entretanto, falando especificamente de bolos, bolo é bom e bolo é ruim. É bom quando bolo é de se comer, é péssimo quando ainda lembra os bolos na mão da palmatória, é diabólico quando alguém “dá” o bolo, isto é, engana, ludibria, rouba, causa prejuízo.

Mãos e mente  o amor, para o bolo do bem.

 

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  TRAGÉDIA NA PONTE Clerisvaldo B. Chagas, 18 de agosto de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.288   A morte da pr...

 

TRAGÉDIA NA PONTE

Clerisvaldo B. Chagas, 18 de agosto de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.288

 

A morte da professora na ponte da barragem, em Santana foi coisa horrível. Construída em 1951, na BR-316, sobre o rio Ipanema, a época permitia raros automóveis por ali. Venho batendo o tempo todo na estreiteza da ponte, nas passarelas alto-relevo que não dão nem 50 centímetros de largura e, altura que mal dá para as canelas, o restante se balança ao vento e ao sopro dos grandes veículos. É bem verdade que a ponte nunca recebeu um conserto porque foi feita no tempo em que os homens tinham vergonha. Muito bem-feita, porém, hoje, bastante estreita e altamente perigosa. Nas minhas caminhadas por ali, esperava com atenção para notar se vinha algum veículo e só passava com a ponte livre de motores, principalmente caminhões e carretas.

Ora, na caminhada que algumas pessoas faziam, ao passarem pela ponte da barragem foram surpreendidas por um veículo que feriu uma delas, atropelou a professora e a jogou dentro da barragem. E enquanto a ponte não for duplicada, outros acidentes iguais a este não estão descartados.  O lado da ponte a montante é uma ampla barragem assoreada, o lado a jusante, é leito de rochas vivas e que matam com a queda. A continuação da BR-316, após a ponte, rumo ao alto sertão, é de boa largura e asfaltada. Inúmeros alunos passam por ali todos os dias em direção a uma escola do Bairro Barragem. ´É um lugar máximo de contemplação às cheias do rio Ipanema, o que nas últimas cheias, pelo mesmo motivo da professora atropelada, arremessada e morta, perdeu a vida a esposa de um comerciante da cidade.

Quando outra ponte foi construída sobre o rio Ipanema, em 1969, desta feita no Comércio, foi mais larga, porém as passarelas são estreita também e não têm mão e contramão, fazendo com que o encontro contrário dos pedestres, force à descida até a pista sob a intensidade do trânsito. Os órgãos responsáveis por ambas as pontes, sabem muito bem como usar a engenharia para resolver satisfatoriamente esses problemas, mas parece que ficam esperando uma manifestação em massa da sociedade santanense para suas realizações. Já houve, várias tentativas de suicídios, nas duas pontes de muretas baixas, mas não somente tentativas. De vez em quando

 surgem nas manchetes as notícias de mortes em ambas as pontes, como aconteciam essas notícias de afogamento no poço dos Homens.

            O rei continua nu.

     PONTE DA BARRAGE (FOTO: B. CHAGAS/LIVRO 230).

 

    PERSONAGENS E ARTISTAS Clerisvaldo B. Chagas, 16 de agosto de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.287   Quan...

 

 

PERSONAGENS E ARTISTAS

Clerisvaldo B. Chagas, 16 de agosto de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.287

 



Quando jogávamos sinuca no salão do Zé Galego, no “prédio do meio da rua” (ex-jogador do Ipanema), era costume quando se metia a mão na caçapa para pegar uma bola incestada e sair outra de outra cor, no lugar, dizíamos para descontrair: “Será que o Albertino está aí?” E o Albertino era um tipo esquisito que passara muito tempo na malandragem do cais do porto no rio de janeiro. Aprendera ali com os gringos, inglês de ouvido. Albertino era irmão do Sr. Leuzinger, proprietário do “Hotel Avenida”. Tinha o corpo tatuado por todos os lugares e às vezes tentava amenizar usando camisa de mangas compridas. Homem já de meia idade, rosto esburacado e sempre de bom humor. Conquistara o Comércio, fazendo letreiros nas fachadas dos estabelecimentos. Era exímio artista e dava gosto em ver a habilidade do homem trabalhando. Nos Carnavais saía como se fosse montado numa ema encabrestada.

Já o outro artista era o conhecidíssimo Zezinho Bodega. O apelido vem das suas bebedeiras. Zezinho, da família de artistas também era letrista e artista plástico. Foi ele que decorou as paredes internas do cine-Alvorada com motivos regionais em estilo moderno: mandacaru. Sanfoneiro, canoa, pote na cabeça e outras imagens que deixaram o cinema de luxo mais luxuoso ainda. Zezinho, por isso ou por aquilo, desapareceu da cidade, nunca mais voltou. Tempos depois também se foi Albertino. O Comércio ficou, então, sem ninguém que pudesse abrir letreiros nas fachadas dos seus estabelecimentos. Um dia, muito tempo depois, surgiu um jovem que se dizia lutador de luta-livre, que passou a fazer os serviços de fachadas no lugar de Zezinho Bodega e Albertino, chamado Cícero Lopreu. Sendo “gay”, foi bastante discriminado, mas sempre fora bm sujeito

Um dos maiores ídolos como atleta no auge do time Ipanema, era o Lau. Um grandioso jogador paparicado por todos, exercia humilde profissão de caiador, ou seja, pintor de paredes. Mas nunca vimos o Lau se aventurar em abrir letreiros. Isso quer dizer que um bom profissional cabe em qualquer tipo de sociedade e nós temos que varolizar todas as honestas profissões. A qualquer momento precisaremos de um deles. Sapateiro, engraxate, pintor, vendedor de picolé e até mesmo de Manganheiro.

Cultive a humildade e as portas se abrirão, mas seja perfeito naquilo que você aprendeu a fazer.

CASA COMERCIAL NO LUGAR ONDE FORA O CNE-ALVORADA. (FOTO: B. CHAGAS/LIVRO 230).

 

 

  ESCRITOR OSCAR SILVA Clerisvaldo B. Chagas, 12 de agosto de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.286   Visitei mu...

 

ESCRITOR OSCAR SILVA

Clerisvaldo B. Chagas, 12 de agosto de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.286

 




Visitei muito a casa capenga, trepada nas rochas, de dona Josefina flandreleira. Ficava a sua casa, defronte a nossa, do outro lado da Rua Antônio Tavares. “Zifina” era guerreira, abusada, voz metálica e exímia artesã de candeeiros. Muitas vezes fiquei ali ao seu lado, caladinho, admirando a tesoura amoladíssima cortar a lata, o macete bater os flandres. Mas como criança nunca soube os dramas daquela casa.  Depois de adulto fui saber através do livro FRUTA DE PALMA, que ela criara o neto Oscar Silva e lutava para ambos não morrerem de fome. E quem dizia isso era o próprio autor, seu neto Oscar Silva que tinha ido se alistar na revolução de 30, para não sucumbir à fome. Quando eu era criança ele já havia partido e só cheguei a conhecê-lo, acho que na década de 70-80, quando de sua visita à cidade. Ao jantarmos juntos, com sua esposa e o senhor Bartolomeu, pediu-me para escrever a história de Santana.

Também li o seu romance ÁGUA DO PANEMA e hoje o saudoso Oscar, é o escritor santanense que mais admiro. Havia superado todas as dificuldades e era Coletor Federal, através de concurso público. Fora vereador na cidade de Cascavel, no Paraná, onde vivia. Escreveu mais livros. E pense no orgulho da minha Rua Antônio Tavares que deu três escritores em diferentes momentos: Oscar, Clerisvaldo e Luís Antônio (O Capiá). Mas esquecia de dizer que Oscar fora sargento de elite do Batalhão de polícia que matou Lampião e Maria Bonita e ainda correspondente do batalhão e local com a Imprensa de Maceió. Também como correspondente do batalhão esteve na Grota dos Angicos, onde os corpos de onze cangaceiros estavam mal sepultados. Escreveu o artigo: “Eu vi os pedaços de Lampião”, publicado em revista do Paraná.

Oscar Silva também chegou a ser músico de uma das últimas bandas musicais de Santana 1920-1930, A “Bandinha do Joel”. Era amigo do outro brilhante escritor conterrâneo, Tadeu Rocha, sendo um rico e outro pobre. “Zifina”, sua avó, era filha de Pão de Açucar e, a família de Oscar, do sítio rural “Barra do João Gomes”, da família Pio. Apesar de ter sido sargento de elite de comandante José Lucena Maranhão, declarou-se no primeiro livro, ter sido um admirador  de Virgulino Ferreira, o Lampião.

Deus salve o BOM.

PRIMEIRO TRECHO DA RUA ANTÔNIO TAVARES, RUA DOS ARTESÃOS E PRIMEIRA DE SANTANA. (IMAGEM: B. CHAGAS/LIVRO 230).

  

  BARRIQUINHA Clerisvaldo B. Chagas, 11 de agosto de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.285 Meu pai sempre gostava ...

 

BARRIQUINHA

Clerisvaldo B. Chagas, 11 de agosto de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.285




Meu pai sempre gostava de colocar nomes nos bovinos que possuía, aliás, este é um velho costume arraigado no campo. Certa feita, Seu Manezinho, adquiriu um touro comprido e abusado, de raça taurina. Cheio de energia, o valentão andava quase sempre em procura de briga. Jamais foi vencido em nosso poder. Pescoço muito grosso e urros quase permanentes.  Acontece que achei uma falha do meu pai, me mandar todos os dias tanger o gado do cercado, hoje perto da UNEAL levá-lo ao rio Ipanema, pelo Beco de Seu Ermírio, no final do Bairro São Pedro (hoje ocupado por casario) para dar de beber. Ora, eu só tinha 12 anos e teria que driblar o doido Justino, na sua rota diária e as brigas de Barriquinha com touros nos encontros do rio Ipanema seco.

Quando desse água ao rebanho, eu teria que tangê-lo novamente subindo o beco e o conduzir até a Rua Prof. Enéas (Rua de Zé Quirino) onde tínhamos o nosso curral com frente de alvenaria. Pela manhã aconteceria a ordenha e depois o rebanho voltaria para aquele cercado inicial, mas levado por outra pessoa. Portanto, lá no Ipanema, quando o Barriquinha avistava outro touro, por mais distante que fosse, saía ao seu encontro com uma força descomunal e roucos urros de leão. O gado se espantava e a criança acelerava o coraçãozinho com medo de perder o gado e não ter condições de juntá-lo novamente. Não via um adulto por perto que pudesse me ajudar.  

E assim, entre vitórias e fugazes derrotas, chegamos ao topo dos setenta e oito degraus. E passa o filme. E se vive um filme. E lá vem um filme novo.  Você virou coadjuvante. Dilata-se a sabedoria, se contrai o vigor. A serra continua serra, vê você passando. Estrela não cessa o brilho. Repete-se o murmúrio do regato. O mel parece mais doce, o amargo não suspende a ronda. A noite esmaga, mas ensina, o arrebol atrai, mas acalma. Vejo-me num trono... Num trono de pedras lisas no rio Ipanema.

Ah! Mansa brisa!... Ah! Mansa brisa!.. Dê-me hoje apenas a FORÇA DESCOMUNAL DE BARRIQUINHA!

 

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  PERSONAGENS DO RIO Clerisvaldo B. Chagas, 8 de agosto de 2025. Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.284   De fato, o P...

 

PERSONAGENS DO RIO

Clerisvaldo B. Chagas, 8 de agosto de 2025.

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.284






 

De fato, o Poço dos Homens, no rio Ipanema, era o grande lazer da nossa gente. Muitos personagens surgiram como banhistas diferenciados e já os registramos anteriormente, mas como o pensamento está pedindo vamos a eles. O comerciante de tecidos Júlio Silva, pai de Cecílio e Zuleide, era a única pessoa que tomava banho de sabonete no Poço dos Homens. Só vivia rindo e mostrando seu dente de ouro. O prof. Alberto Agra, de vez em quando aparecia ali, mas nunca tomava banho, era para ver a folia. A Nicinha, menina- moça filha de lavadeira, nadava como uma piaba e causava admiração.  Morava à margem do poço. Toinho das Máquinas e baterista, era quase exclusivo pescador de mandim, no anzol. Gorila, irmão de Nicinha, era o mestre das sapatadas na água e dos saltos mortais em terra. Sua feiura justificava o apelido.

O Joaquim Reis, pescando de tarrafa, único no poço que pescava o peixe vil, Carito. O alfaiate Seu Quinca chegando para pescar e espantando os outros pescadores; diziam que ele tinha o sangue ruim, chegou, ninguém pegava nada. Nêgo Zé Lima, bom nadador, dando sapatada e pegando areia do fundo do poço para dizer que era exímio mergulhador. Cícero de Mariquinha, o maior cantor romântico de Santana, levando violão e nostalgia a beira do Poço dos Homens. O poço dividia-se em três partes: Estreitinho (pequena garganta rochosa), O Largo (abaixo do Estreitinho, abertura mais larga, funda e perigosa) e Largo parte rasa, local de se aprender a nadar com cabaças e pescar piabas de litro.

O Poço dos Homens fica por trás do Centro Comercial de Santana. Recebeu o golpe final com a construção da ponte do Comércio que passou praticamente por cima do seu início. Hoje está sujeito aos aterramentos e desaterramentos das cheias. Quando há aterramentos, o mato e o lixo fazem o restante. Estar imortalizado  por inúmeras crônica e no livro IPANEMA, UM RIO MACHO. Seria constrangedor postar uma foto do seu aspecto atual. Assim, é preferível deixá-lo apenas nas letras da história santanense e sertaneja como o máximo ponto de lazer do século passado.

Saudade!... Soluços e lenços brancos.

POÇO DOS HOMENS ENTRE GRADES DA PONTE (IMAGEM: B. CHAGAS).

 

  O SERROTE Clerisvaldo B. Chagas, 6 de agosto de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.283   Técnicos para o desenv...

 

O SERROTE

Clerisvaldo B. Chagas, 6 de agosto de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.283

 



Técnicos para o desenvolvimento no Piauí, indagaram o que uma cidadezinha tinha para ajudar no seu progresso. Um dos moradores disse: “Nada. Só temos areia e pedra”.  Um dos técnicos respondeu: “Ótimo, vamos iniciar com areia e pedra”. O que faz a diferença entre homens e animais é a inteligência, a criatividade. Você pode até descobrir como arranjar dinheiro com seus chinelos velhos. Pois vejamos, bem assim é na Geografia da Natureza. Santana é uma cidade ladeirosa e repleta de patamares. Mas, ao invés de se ficar maldizendo porque ela não é uma cidade plana como Arapiraca, Pão de Açúcar e Ouro Branco, vamos louvar os seus pontos altos, os seus montes e como aproveitá-los em nosso favor. São pontos de riqueza aguardando a sua criatividade.

No semiárido os montes menores tipos morro, são chamados de serrotes (pequenas serras) e geralmente são estirados e de extremidades suaves e laterais mais abruptas, diferentes da zona da Mata e de outros pontos chuvosos. O serrote do Gonçalinho, um dos que circundam Santana do Ipanema, passou a ser enxergado quando o recente sistema de telefonia local foi instalado na cidade pela primeira vez. O serrote foi escolhido para instalação de antena chamada “antena de micro-ondas”. Essa ajuda geográfica, parece ter sido o primeiro grande passo para o progresso de Santana do Ipanema. Daí em diante os meios de comunicação da cidade continuaram evoluindo até os presentes dias e nunca mais deixaram o futuro. O QUE É QUE VOCÊS TÊM?” “NADA, SOMENTE, SERROTES E LADEIRAS”.

O serrote é quebra-vento, é refúgio de animais selvagens e domésticos, é refrigério no verão, é lugar próprio e sagrado para antenas, é conservador de espécies nativas de vegetação; muitas vezes, é pedreira para construções. Além disso, posa como mirante natural de contemplação e fonte integrante e essencial para o turismo. Nunca diga que seu lugar não tem nada para progredir em se tratando de Natureza! Assim cresce o conceito do serrote santanense que tem três nomes: “serrote do Gonçalinho”, “serrote do Cristo” e “serrote das micro-ondas”. O Cruzeiro, seu vizinho, fica apenas com duas denominações: “morro da Goiabeira” (século XIX) e “serrote do Cruzeiro” (após ter sido colocado ali o marco de passagem do século XIX para o século XX.

SERROTE DO GONÇALINHO EM TEMPO INVERNOSO. (FOTO: B. CHAGAS/LIVRO 230).

    CANCÃO Clerisvaldo B. Chagas, 5 de agosto de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.282   Existe uma expressão se...

 

 CANCÃO

Clerisvaldo B. Chagas, 5 de agosto de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.282

 



Existe uma expressão sertaneja que diz: “O Cancão vai piar”. Significa dizer que alguma coisa difícil vai acontecer. Expressão essa muito bem aproveitada no meu romance OURO DAS ABELHAS, numa cena hilária de casamento. Mas, voltando à realidade, o “Cancão já está piando no sertão”. Trata-se da frieza tradicional dos primeiros quinze dias do mês de agosto que supera o frio do mês de julho. Estou escrevendo no domingo dia 3, quando o céu está totalmente branco, chuva fina, alternando com pingadeiras e a frieza encurralando este escrevente. Sim, o inverno está ótimo, “tempo rico” como se diz por aqui, mas o ritmo das chuvas foi esse mesmo desde o início da época chuvosa. E quando à noite vemos o céu com aquela gaze demonstrativa, repetimos: “O Cancão vai piar nessa madrugada...”

As barreiras da margem direita do rio Ipanema, viraram verdadeiras florestas. A periferia, baixas, montes, colinas, tudo tão verde e tão bonito que nem parece Sertão. E quando se diz, estar chovendo em Maceió, vem a rebarba para o semiárido. É que o que sobra da capital vai para o agreste e grande parte fica retida nas serras e, o Sertão fica apenas com as sobras. Mas durante essa chuvada vejo chegar na fiação da rua um tipo de rolinha desconhecida para mim, nem é a branca, nem azul, nem fogo-pagou e nem a caldo-de-feijão. Tem a parte superior das asas, marrom/arroxeado. Ficou solitária no fio levando chuva, parecendo conformada. Não entendi. Mas, voltando ao assunto, as sobras das chuvas chegaram mansas e molhadeiras, regulando o tanto de água que as plantações precisam.

E no próximo Dia dos Pais, as pessoas conscientes do meio rural poderão exaltar o dia como um presente dos céus esse período chuvoso de outono/inverno que enriquece o Sertão. Um presente imenso, muito maior do que um celular, um par de sapatos, uma roupa da moda. E para completar, mesmo assim foi muita festa em Santana do Ipanema, com chuva, sem chuva, com gelo, sem gelo, o entusiasmo humano por festas, foi da maioria. E enquanto o “Cancão piava”, a rolinha roxa/marrom, continuava no gelo da chuva e, eu que não sou animal do polo, sem capote e sem “Japona”, só pensei em correr para debaixo dos panos. Estar brincando com agosto no Sertão, “cabra véi!”

(IMAGEM: B. CHAGAS).

  CALÇADOS SANTANENSES Clerisvaldo B. Chagas, 4 de agosto de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.281     HOMENAGEM...

 

CALÇADOS SANTANENSES

Clerisvaldo B. Chagas, 4 de agosto de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.281

 

 HOMENAGEM À MINHA IRMÂZINHA RUTH, CUJA PASSAGEM FOI SEMANA PASSADA.



 

Santana do Ipanema, possuía três fábricas de calçados, fora os inúmeros sapateiros espalhados pela cidade.  Na Rua e Bairro São Pedro, funcionava a fábrica do senhor Elias. Ficava vizinha à escola “O Bacurau”; terreno bom, plano de barro vermelho cercada por alvenaria e portão muito largo. No Comércio, defronte o “prédio do meio da rua”, havia a fábrica de calçados do senhor “Pimpim”, assim conhecido. Um corredor inicial e a fábrica no fim em lugar mais largo e uma parte mais alta do salão como se fosse um primeiro andar. Na Rua Barão do Rio Branco, defronte os armazéns de cereais, era a fábrica de calçados do senhor Evilásio Brito. O dinheiro corria frouxo e a cidade progredia com várias outras fábricas que abasteciam a região.

A fábrica de calçados do Senhor Elias, foi resgatada por nós no romance ainda inédito AREIA GROSSA, por estar na periferia do epicentro da história. O proprietário gostava muito de ouvir pelo rádio as transmissões de jogos de futebol. De vez em quando criava gafes divertidas. Durante as tardinhas, os funcionários desciam para a margem do rio Ipanema, para partidas de futebol de várzea. Roupa normal, bola de todo os tipos e destaque para o grande driblador Julinho, filho de Pedro Porqueiro da Rua Antônio Tavares. Os jogos, quase sempre se davam defronte o edifício da Perfuratriz, também resgatado por nós no romance AREIA GROSSA. Jogos na própria estrada de rodagem que levava a Pão de Açúcar e a outras cidades. Memórias esquecidas.

No dia 20 de novembro está previsto o lançamento do livro “PADRE CÍCERO, 100 MILAGRES NORDESTINOS (INÉDITOS) na igrejinha que antes era do padre Cícero, no Lajeiro Grande. Os livros serão distribuídos gratuitamente entre os depoentes testemunhos do livro. Só então, pensaremos como faremos com o romance AREIA GROSSA, onde resgata entre ficção e realidade uma parte social de Santana o Ipanema no período 1960-70. Tudo isso entre inúmeras outras obras publicadas, para abastecer escolas, pesquisadores novos, adultos e juventude geral sobre todas as histórias deste torrão que foram resgatadas. Inclusive, pela primeira vez, colocamos algumas ilustrações em um romance. O resgate ficou muito mais autêntico.

CENTRO DE SANTANA TAMBÉM COMPORTAVA UMA FÁBRICA DE CALÇADOS. (IMAGEM: B. CHAGAS).

 

 

  VLT Clerisvaldo B. Chagas 31 de agosto de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.280   Muito bem pensado, o VLT em ...

 

VLT

Clerisvaldo B. Chagas 31 de agosto de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.280



 

Muito bem pensado, o VLT em Arapiraca, cidade que mais cresce. Tem que haver várias opções de mobilidade urbana para uma grande população. Em Santana do Ipanema, o deslocamento coletivo é a pé ou em moto que na cidade tem mais do que gente. Os tradicionais taxistas, sumiram, ônibus não existe e Van, do mesmo jeito. Para quem trabalha no Comércio, tem que voltar para casa para almoçar e voltar de novo, é sofrer com a distância, bairros distantes e ladeirosos para caminhar feito maratonista ou gastar os sofridos reais em garupas de motos. Não existe incentivo de ninguém pela implantação de um sistema coletivo de transporte de qualidade. Moto, moto, somente moto a 8.00 cada viagem. O bolso dos menos favorecidos já não aguenta e ninguém tem esperança de surgir por essas bandas pelo menos o mínimo do coletivo urbano que não seja moto.

Não, ninguém estar pedindo VLT, Santana não comporta. Santana sem sorte desde o projeto do trem que chegaria a Palmeira dos Índios em 1934 e que deveria continuar até Santana do Ipanema, foi desviado pelos espertos e o trem, ao invés de seguir rumo ao Sertão, deu um cavalo-de-pau e rumou para Arapiraca e Porto Real de Colégio. Sem mais ônibus para a capital, bem que um VLT ficaria muito bem Santana – Maceió. Mas quem vai defender essa causa? Duvido muito que apareça alguém. Está mesmo faltando lideranças políticas para o Sertão. Prefeitos, deputados estaduais, vereadores e arrojadas lideranças comunitária, que vão ficando cada vez mais raras e cuidando apenas do próprio umbigo. Que faremos nós, pobres mortais?

Já vimos que para a mobilidade urbana é sem futuro. Mas como no Brasil novamente estar surgindo a moda dos trens, pode até ser que num futuro muito distante, um sujeito qualquer pegue essa ideia para implantar uma via-férrea Sertão – capital, em Alagoas. E nem precisaria ser o trem bala! Por enquanto, o único trem do Sertão, após o único que existia, Jatobá – Piranhas, é a lembrança do escritor Oscar Silva, quando falava de um doido que havia em Santana do Ipanema, chamado “Caipira”. Um doido que tinha um pulmão forte e que ganhava alguns trocados para imitar o apito da maria-fumaça: “Caipira, eu lhe tantos mil reis para você imitar o trem”. E Caipira, segundo o escritor, batia asas como um galo, enchia o peito de ar e apitava igualzinho ao trem. É o que de tudo restou.

O amigo sabe imitar o trem?

VLT

  CORREIOS Clerisvaldo B. Chagas, 29 de julho de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.279   Os Correios nunca foram...

 

CORREIOS

Clerisvaldo B. Chagas, 29 de julho de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.279



 

Os Correios nunca foram tão relevantes quanto agora, mas nunca deixaram a sua importância estratégica esmorecer. Em Santana do Ipanema, Sertão alagoano, está em atividade desde o século XIX. O tempo do “correio a cavalo”, com alicerce bem-feito para os avanços de hoje. Vem dos tempos de Santana/vila. Adquiriu um terreno para construção de sede própria na gestão municipal do senhor Firmino Falcão Filho e foi inaugurado em 1947, com arquitetura padrão como atualmente permanece. Quem conheceu os Correios antigos? Quase sempre composto de funcionários de meia idade dos temos da carta escrita à mão e do telegrama da mesma maneira. Correios que possuíam rádio amador e se comunicava com outras cidades através do Código Morse, também.

O salão de atendimento sempre foi o suficiente.  Postar uma carta tinha preço fixo, enviar telegrama se pagava pelo tanto de palavras a Havia no balcão para colar o envelope da carta, um recipiente de vidro grosso com cola arábica derretida e um pincel.  O salão de atendimento estava quase sempre com o mínimo de pessoas ou vazios, muito diferente de hoje com filas e muita morosidade. A pessoa encarregada de comandar a repartição, caso fosse de fora, hospedava-se no primeiro andar do edifício, com a família, lugar que nunca tive oportunidade de conhecer.  Os Correios, em Santana do Ipanema, sempre foi uma repartição pública federal respeitada. Não me lembro de nenhum tipo de referência desabonadora.  Quando das nossas andanças por outras cidades, ficávamos impressionados com a arquitetura/padrão dos Correios, inclusive na capital, Rua do Sol.

Lembro ainda de um pluviômetro que havia no quintal da repartição e que todos os dias recolhia os dados e enviava para algum lugar, se não me engano, para o IBGE, sobre a quantidade diária de chuvas. Estacionamento não havia, assim como outras repartições, continuou e continua sendo na rua. Quando mataram Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros, em Sergipe, a primeira notícia chegada a Santana do Ipanema, para a sede do Batalhão de Polícia, foi através de Código Morse e telegrama. Continuam os Correios do Brasil prestando inestimáveis serviços de qualidade ao povo brasileiro. Motivo de orgulho nacional.

CORREIOS (ARQUIVO DO AUTOR/ LIVRO 230).

                                          O POVO DE DEUS Clerisvaldo B. Chagas, 28 de julho de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano...

 

                                        O POVO DE DEUS

Clerisvaldo B. Chagas, 28 de julho de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.278

 



No Bairro São Pedro, tem a Rua São Paulo; na margem direita do rio Ipanema, tem a rua e Bairro Santa Quitéria e Santo Antônio; na Região Oeste tem o Bairro São José; no Bairro Camoxinga tem a Rua Santa Sofia, numa demonstração de muita religiosidade da população santanense. Já no livro O BOI, A BOTA, E A BATINA, HISTÓRIA COMPLETA DE SANTANA DO IPANEMA, estar registrada uma pesquisa feita em todos os bairros da cidade, na minha época como professor de Geografia e feita por alunos que responde entre dez opções o que o santanense mais gosta. Estar incluído Carnaval, Natal e mais. O vencedor foi MISSA, a coisa que o santanense mais gostava. Hoje ainda parece ser a mesma coisa. Uma opinião em   pleno festejo da PADROEIRA, SENHORA SANTA ANA.

Baseado no que foi apresentado, novamente vem a indagação insistente e sem resposta: “Quem colocou a estátua do Cristo no serrote do Gonçalinho? Ninguém sabe. Desde criança que ouço o nome original de serrote do Gonçalinho, ser chamado de serrote do Cristo.  Tentando desvendar quem ali o colocou, já fizeram comparações entre o Cristo do serrote e o Cristo que existe em um túmulo no cemitério local Santa Sofia. Túmulo da família Rocha. Daí se dizer que poderia ter sido o Cristo colocado no serrote, pelo ex-intendente de 1930, Frederico Rocha. Mas vem outra pergunta: “Como, se Frederico não era católico? É certo que ambas as estátuas são parecidas com a diferença que a do Cemitério é tão branca e brilhante que parece de metal.  Já foi crítica do escritor Oscar Silva em visita ao cemitério, quando falou que um braço parecia ser mais curto do que o outro.

Quando no serrote, foram colocadas atenas de telefonia, surgiu o terceiro nome do monte: “Serrote ou serra da Micro-ondas”. Nunca procuramos saber qual é o material componente de ambas as estátuas. Na gestão Nenoí Pinto, a estátua do Cristo foi iluminada e passou a ser um belo ponto noturno visto de longe, malgrado o rude acabamento da figura. O que é certo mesmo, é que do topo do serrote se avista uma bela paisagem, principalmente da região leste de Santana. Atualmente existe um bairro que se formou rapidamente no pé-da-serra, com extrema pobreza, chamado Santo Antônio. Agora nos parece que evoluiu muito e se acha bem moderno. Mas o bairro está às costas do Cristo.

PROCISSÃO DOS CARREIROS NA ABERTURA DA FESTA DE SENHORA SANTANA. (FOTO: ÂNGELO RODRIGUES/ARQUIVO DO AUTOR).

 

  BAIRROS Clerisvaldo B. Chagas, 25   de julho de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.277   Entre o Norte e o Lest...

 

BAIRROS

Clerisvaldo B. Chagas, 25  de julho de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.277

 



Entre o Norte e o Leste, fica o Nordeste; entre o Leste e o Sul, fica o Sudeste; entre o Sul e o Oeste, fica o Sudoeste e entre o Norte e o Oeste, fica o Noroeste, certo? Isso é o que diz os Pontos Cardeais e Colaterais da Rosa-dos-Ventos. E se a Rosa-dos-Ventos fosse aplicada para administrar Santana do Ipanema, ficaria melhor para identificar os problemas de cada região urbana e resolvê-los mais rapidamente, não acha. Assim poderíamos dividir a cidade em Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste. Tendo como Centro da cidade o Comércio central, ficaria assim: Região Norte – Bairros: Monumento e Lajeiro Grande; Região Sul – Bairros: Santo Antônio, Isnaldo Bulhões, Santa Quitéria e Domingos Acácio; Região Leste – Bairros: São Pedro, Maniçoba/Bebedouro, São Vicente e Lagoa do Junco; Região Oeste- Bairros: Camoxinga, São José, Barragem e Clima Bom.

Haveria, então, um plano administrativo em cada uma dessas regiões, baseadas em suas necessidades. Levaria em conta também, um planejamento futuro e imediato baseado na expansão de todas as regiões urbanas, que no momento, caminham para novos bairros que serão em breve desmembrados. Nos quatro cantos da cidade, é forte a expansão. O que chega primeiro em uma expansão do casario, ruas, becos e avenidas, é sempre o pequeno comércio e a prestação de serviços: posto de gasolina, farmácia, mercadinho, bares, salões, pontos de gás, escolas e creches. Consolidado o pequeno comércio, vão chegando os tubarões, comprando terrenos e edifícios baratos e, muitas vezes nem engolem o pequeno, mas com ele concorre em diversas faixas.

Entretanto, em nossa beleza e organização urbana, deveríamos ter placas verticais gigantes indicando os nomes dos bairros, em suas saídas e entradas, como encontramos nas capitais. Isso facilitaria muito a mobilização urbana, principalmente para milhares de pessoas que diariamente chegam do Sertão, do Alto Sertão, do Sertão do São Francisco em procura dos diversos serviços de Santana, inclusive os turistas. Falar em serviços de bairros, coincide com a minha procura pelo pensamento, em que restaurante iremos comemorar um fato que estar para acontecer, mas com o sentido num bom restaurante de bairro, quanto mais distante do Centro, melhor. Quanto é importante os serviços nas periferias!

PARCIAL DO BAIRRO CAMOXINGA (IMAGEM: B. CHAGAS/ARQUIVO).

 

 

 

 

 

 

 

 

  PROCURANDO Clerisvaldo B. Chagas, 24 de julho de 2025 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3.276   Nessas alturas, a Fes...

 

PROCURANDO

Clerisvaldo B. Chagas, 24 de julho de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.276



 

Nessas alturas, a Festa de Senhora Santana, a nossa Padroeira, vai chegando perto do seu final. Estar cumprindo mais uma edição de compromisso de fé com esta renovada geração de nativos deste abençoado torrão sertanejo. E todos se alegram com a possibilidade da Matriz ser elevada a SANTUÁRIO, conforme o dirigente da Paróquia e site local. Isso significa atestar e assegurar sempre fluxos de peregrinos às suas dependências. Mas, enquanto isso vou escutando o espocar de foguetes, de longe e, passando à vista no livro documentário: “SANTANA, REINO DO COURO E DA SOLA. Com ele vem junto a imagem do senhor Daniel, sua idade, sua memória excelente, sua boa vontade em ajudar o pesquisador a resgatar o auge da indústria calçadeira e o progresso do século passado.

Assim, enquanto acontece a festa e o “clima” de festa da Padroeira, mil histórias periféricas ao evento, estão prontas para serem descobertas, apreciadas e colhidas pelos comprometidos com as letras. Procurar, encontrar, valorizar e vestir a rigor os episódios pendentes da história sertaneja, é salutar, nobre e coruscante ao “garimpeiro”. E agora, nesse período de inverno do mês de julho, o tempo diferente inspira apanhados diferentes, nas casas, nos campos, nos regatos, nas montanhas e mesmo no aconchego dos lençóis. A criatividade, a inspiração, o toque santo, chegam a qualquer momento em qualquer lugar. A noite enluarada e bela não é mais interessante do que o deserto feio e escaldante.  As rochas mais moles e mais duras, contam a história física do planeta Terra.

Nesse ínterim revejo uma das fotos tiradas pelo jornalista José Malta, convidado por mim para irmos juntos à casa do senhor Daniel.  Revejo sua atenção em ouvir trechos do livro ditados pelo seu testemunho e lembro da felicidade da sua família e de nós pela concretização das suas palavras no papel, para Santana do Ipanema e para o mundo. Ah!... Nem sei se o nosso jornalista percebeu que a

A rua onde estávamos, Dilermando Brandão e o todo do Bairro São José estão repletos de histórias da expansão oeste do Bairro Camoxinga. Ou seja, “Não falta chinelo velho para pé doente”, segundo esse ditado sertanejo. O que você pode traduzir como: “Não falta lugar para ser pesquisado, o que pode faltar é o interesse do acomodado em procurar.

ELABORE 10 LINHAS COM ESTA FOTO.  A FONTE DE PESQUISA “OS MAIS VELHOS”. (IMAGEM: JOSÉ MALTA).