ASFALTO NA ESTRADA DE LAMPIÃO Clerisvaldo B. Chagas, 18 de julho de 2017 Escritor Símbolo de Santana do Ipanema Crônica 1.695 Fo...

ASFALTO NA ESTRADA DE LAMPIÃO

ASFALTO NA ESTRADA DE LAMPIÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 18 de julho de 2017
Escritor Símbolo de Santana do Ipanema
Crônica 1.695

Foto: (Agência Alagoas).
O bom é vê de perto para contar de certo, como falam os nossos sertanejos. Mas, uma estrada que aguarda asfalto a mais de quarenta anos, não se pode acreditar de primeira na realização. Entretanto, chegam notícias através de motoristas que as obras asfálticas povoado Carié (Alagoas) – Inajá (Pernambuco) já foram iniciadas. E só se acredita nessas coisas quando os próprios motoristas relatam porque jornais, políticos e conversas moles, já falaram nessa fase dos mais de quarenta anos. Dizem os condutores também que as obras estão paradas por causa das chuvas. Todos já conhecem as estratégias políticas: iniciar de qualquer maneira mesmo que seja tempo de inverno, depois para-se o trabalho para novo fôlego. Mas, quem esperou precisamente 54 anos pelo “negrinho”, alguns dias a mais ou a menos não irão quebrar as esperanças de gerações. E se o então presidente Collor com esposa de Canapi, não realizou o benefício, perdeu essa glória para outros políticos do mesmo balaio.
A estrada de barro que liga o município de Canapi ao de Inajá, muito serviu ao bandido cangaceiro Lampião como uma das portas de entrada de Pernambuco para o Médio Sertão de Alagoas. É uma região chamada outrora de Raso de Caatinga muito além do que a vista alcançava, tendo como referências os rios Canapi, Capiá e o morro do Carié que se sobressai em toda área daquele tipo de vegetação.
A maior vantagem será para o município de Canapi que irá integrar-se aos demais municípios alagoanos e de Pernambuco através do novo benefício. A produção de grãos, leite e queijos poderá ser escoada com rapidez e a região espera receber bons empreendimentos principalmente na agropecuária. Abre-se uma opção para se chegar ao estado vizinho através desse trecho de BR.
A penúltima vez que estivemos em Mata Grande, foi por essa estrada de Lampião, bonita nas planuras com a cidade de Canapi e bela ao subir no entroncamento para Mata Grande. Mas o tempo de chuvas transforma essas belezas em sacrifícios não tendo veículo que aguente.

Mesmo após meio século, parabéns aos sertanejos daquela região.


Nenhum comentário: