segunda-feira, 28 de abril de 2025

 

NA FURNA DA ONÇA

Clerisvaldo B. Chagas, 29 de abril de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.233

 



Caverna, lapa, gruta, furna e sovaco, no Sertão representam a mesma coisa. Há muitos anos recebi um convite de uma professora, líder rural da Camoxinga dos Teodósio, para conhecer a Furna da Onça. Uma furna com cerca de 50 metros de interior, situada em uma das cabeças da serra do Poço – serra que divide os municípios de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras.  Na época não fui. Muito tempo depois, na mesma abordagem, já não dava para mim, enfrentar lugares de difíceis acessos. Porém, desta feita se formos mesmo percorrer todas as regiões do município, sei que um companheiro subirá até o local e mostrará para o mundo a Furna da Onça, tanto em foto quanto em vídeo.  E mais uma espécie de corredeiras onde a pesca é farta quando os peixes sobem nas cheias do riacho Camoxinga.

Mas aprendi muito e muito mais, entrevistando sobre esta região serrana. Por exemplo, que o antigo sítio onde o santanense ia buscar água boa e cara no tempo do abastecimento com jericos, não pertence ao nosso município. Marcela, sítio que ficou tão famoso pela sua água, pertence ao Poço das Trincheiras. Outra coisa para você em primeira mão: O rio Ipanema quando penetra no município de Santana do Ipanema, entra pelo sítio Água Fria, Banha os seguintes sítios, Água Fria, Mata Verde, Poço Grande, entra na cidade com barragem artificial na BR-316, prossegue banhando os sítios Barra do João Gomes, Poço da Areia e sai do município pelo sítio Jaqueira. São detalhes que, somente pessoas abnegadas aos estudos específicos descobrem e contam para os outros que abrem a boca admirados.

Ainda temos detalhes sobre nascimento, foz e sítios banhados pelo riacho Camoxinga, bem como a sua extensão total. E nessa entrevista prévia, para os nossos trabalhos de campo, descobrimos também o grotão de Arão. Grota profunda na aba da serra do Poço, dividida em dois braços, verdadeiro terror das enxurradas de invernos e trovoadas, funcionando como verdadeiros riachos de montanhas. É por isso que vale à pena uma boa entrevista, nem que seja no Zap, como fiz. O que vale é o amor à causa em ambos os lados, para que o mundo pulule de conhecimentos.

FURNA SEMELHANTE A DA ONÇA (FOTO: STOCK).

 

 

 


Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2025/04/na-furna-da-onca-clerisvaldo-b.html?m=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário