domingo, 13 de junho de 2010

SANTO ANTONIO

SANTO ANTONIO
(Clerisvaldo B. Chagas. 14.6.2010)
Entre os constantes foguetórios que espocam sob o céu noturno de Santana do Ipanema, os sons dos forrós que descem do Alto dos Negros e a fina chuva que tapia o inverno, vou lembrando Santo Antonio; o santo preferido da minha mãe Helena Braga das Chagas, a quem ela tanto recorria. A amizade era tão grande entre a minha mãe e Santo Antonio, que ele veio levá-la no seu exato dia quando Helena completava seus 63 anos de idade.
Santo Antonio é considerado o protetor dos pobres, aquele que auxilia nos objetos e pessoas perdidas. Se bem que as pessoas tenham mais conhecimentos dos milagres a ele atribuídos em questões de namoros e casamentos, nenhum outro santo mostra-se mais amigo a quem firma com ele seus compromissos de fé. O seu nome de batismo era Fernando e pertencia a tradicional família do seu país, tendo nascido em Lisboa. Resolveu entrar na Ordem de Santo Agostinho e desde cedo mostrou ser uma pessoa muito culta e dedicada aos estudos. Entretanto, Fernando, admirado pelo entusiasmo de outros jovens religiosos da Ordem Franciscana ─ e depois pelos seus martírios em Marrocos (norte da África) ─ resolveu seguir o mesmo caminho daqueles jovens. Foi assim que ingressou na Ordem Franciscana, adotando o nome de Antonio, em homenagem ao santo que ele admirava chamado Santo Antão. Também chegou a embarcar para o Marrocos, mesmo sabendo que os rapazes religiosos não retornavam vivos daquele lugar. Mas, pelos desígnios de Deus, Antonio terminou sendo desviado para outras missões e, em uma delas, conheceu aquele que seria chamado de São Francisco, o homem que protegia e falava com os animais. Santo Antonio, além de sua sabedoria excelsa nas coisas sagradas, ficou também conhecido como grande orador. Foi um homem chamado por Deus ainda muito cedo, em plena juventude dos seus 36 anos de idade, no dia 13 de junho de 1231. Faleceu por questão de hidropisia a caminho de Pádua. Sobre o seu túmulo foi construída uma basílica em sua homenagem. Santo Antonio tornou-se santo universal, sendo o mais popular do Brasil.
Inúmeras brincadeiras são feitas com Santo Antonio, notadamente no Nordeste brasileiro, onde, sem dúvida nenhuma, Antonio arrebanha multidões de seguidores espalhados no cotidiano e na alegria dos festejos juninos. Conhecido como “santo casamenteiro”, tem provado milhões de vezes à eficácia dos apelos ao seu nome quando o assunto é amor. Santo Antonio está ricamente ilustrado no histórico das moças casadoiras e nas infinitas simpatias folclóricas do assunto. Além das fogueiras e todos os outros aparatos e tradições do seu dia, ainda existe o “pãozinho de Santo Antonio”, quando os padres distribuem entre os fiéis da missa do seu dia. O pãozinho deve ser guardado na vasilha da farinha, em casa, para que nunca faltem alimentos naquela residência. Muitíssimo ainda se pode falar sobre esse santo amigo que dizem ser o único a falar diretamente com Deus. Essa é a homenagem que faço ao grande santo de Helena Braga, heroína educacional de Santana, no dia da passagem de ambos. Experimente ser devoto de SANTO ANTONIO.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/06/santo-antonio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário