domingo, 7 de novembro de 2010

CUPIM É DOIDO

CUPIM É DOIDO
(Clerisvaldo B. Chagas, 8 de novembro de 2010)
     Pede-me o amigo e excelente orador, Antonio Sobrinho (Antonio Cupim) que aproveite o Dia Nacional da Cultura e fale sobre Rui Barbosa. Respondo-lhe como o personagem bíblico Elias para Eliseu. Difícil coisa tu pedes. Como resumir numa crônica a grandeza de mais de cem volumes sobre Rui? Entretanto, seja como tu queres.
     Rui Barbosa de Oliveira nasceu em 1849, em Salvador, e morreu aos setenta e três anos. Sua biografia ocupa mais de cem volumes onde estão artigos, discursos, conferências, anotações políticas e muito mais. Era bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo. No início, Rui engajou-se nas eleições diretas e na abolição da escravatura. Foi político no período histórico denominado República Velha. Eleito deputado em 1878, atuou nas reformas do Ensino, Eleitoral e emancipação dos escravos. Foi vice-chefe de governo provisório e assumiu a pasta de Finanças. Aderiu à oposição a Deodoro da Fonseca. E por ter se envolvido na Revolta da Armada, 1893, foi exilado. Voltando do exílio, conseguiu eleger-se Senador em 1895. Durante o governo Rodrigues Alves, Rui Barbosa foi representante do Brasil na 2ª Conferência de Paz de Haia. Pelo seu brilho, recebeu no Brasil o título de “Águia de Haia”. Rui tentou ser presidente em 1910 e 1919, sendo derrotado em ambas as tentativas. Como jornalista, escreveu para diversos jornais. Foi sócio fundador da Academia de Letras, sucedendo a Machado de Assis.
     Falam que Rui Barbosa era pernóstico e tipo orador cacete. Talvez sua obra mais conhecida seja “Orações aos Moços”. Dizem também que na Holanda foi ridicularizado por ser baixinho e cabeçudo. Mas ao defender a tese brasileira de Igualdade Entre as Nações, impressionou o mundo e teria dito depois: “Os melhores perfumes encontram-se nos menores frascos”. Rui Barbosa foi considerado o homem mais inteligente do Brasil. Ainda hoje se compara uma pessoa culta com a expressão: “... É um Rui Barbosa”. No fim da vida Rui ainda foi eleito juiz do Tribunal Internacional de Haia, o mesmo que o ridicularizara. Sua Biografia com mais de cinquenta mil títulos, pertence à Fundação da Casa Rui Barbosa, em sua antiga residência no Rio de Janeiro. Entre os orgulhos baianos Rui Barbosa nunca foi esquecido. É motivo de músicas as mais diferentes assim como de piadas envolvendo a ignorância de muitos. Recentemente em um seriado da televisão, sua figura foi bem representada entre as rodas políticas que discutiam à República. Rui e outros personagens importantes da nossa história, infelizmente continuam esquecidos, primordialmente nos Cursos Médios do País.
     Rui Barbosa, não sei se era, mas Antonio Sobrinho ─ ao pedir para escrever uma crônica sobre o baixinho/gigante ─ CUPIM É DOIDO.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/11/cupim-e-doido.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário