terça-feira, 28 de dezembro de 2010

OUVIR E COLECIONAR
(Clerisvaldo B. Chagas, 29 de dezembro de 2010)

       A política é uma ciência inexata, volúvel e de mimetismo constante. Não é confiável nem no Brasil nem em qualquer quadrante do mundo. Os amigos de agora são os inimigos do daqui a pouco. Os ferrenhos adversários tornam-se enamorados repentinamente. Raro é um executivo chegar ao fim do mandato em harmonia com seu vice. O vice encomenda o assassinato do gestor para assumir o seu lugar. O gestor silencia o vice que o aborrece. Assim, a bela arte de representar o povo tem seu próprio desvio de conduta por que o poder, o dinheiro e a ambição com frequência andam juntos. Sendo a ambição descomedida uma das fraquezas do homem, surge continuamente convocando outros sentimentos inferiores que se submetem ao seu comando. O primeiro passo do ambicioso descontrolado, ainda acontece em terra firme. Depois o terreno vai ficando pegajoso até virar areia movediça, ocasião em que o indivíduo já não consegue puxar os pés. Nesse ínterim, já estar atolado até o pescoço na podridão que procurou. A corrupção generalizada, o roubo descarado, a traição, perseguições e mesmo assassinatos, entram no sangue como o bom uísque ou outra droga de fim de semana. Uma vez no pântano, o elemento já nem pode mais viver sem a embriaguez do ofício. Foi por isso que disse um francês dessa mesma classe: “Quem não quiser perder a alma, não entre em política”. Mas ainda se conta homens e mulheres decentes nessa difícil arte que veio lá de trás, nos dedos, mas se conta.
       Lemos o que falou um repórter ao afirmar conhecer Dilma de perto e que a tinha entrevistado. Fez seus vaticínios. E se conhece mesmo toda a trajetória da presidenta eleita, tem todo direito, como jornalista e cidadão, emitir seu parecer. Entre suas profecias, estão: a presidenta aceitaria apenas uma vez as indicações de Lula para ministros. Vários deles, os que tiverem dignidade, não aguentarão um ano sob seu comando, por causa de arrogância e humilhações; a presidenta ficará depois, só com os invertebrados que são fracos, capachos, de planos próprios; dentro de dois anos, romperá com Lula e seguirá seu próprio caminho de semi-imperialista. (Os pronunciamentos estão na Internet). Bem, se o jornalista tem tanta certeza do que diz, não temos motivo algum para duvidar. O primeiro parágrafo já diz tudo, embora tenhamos esperanças de ótimas surpresas nesse próximo governo. É aguardar para ver. Pareceu, todavia, precipitada a fala de Lula pedindo voto para Dilma nas eleições de 2014. Ele pode ter muito jogo como mandatário, mas não se conta com as cartas em outras mãos. Lula diz muitas verdades que outros não tem coragem de afirmar, mas de vez em quando diz bobagem que não caberia na boca de um gestor.
       Esses próximos quatro anos no mundo da política, vão transcorrer com um olho em Dilma outro no irrequieto presidente. Muitos pronunciamentos bombásticos e tolos também irão acontecer até o ano da Copa por parte de ambos. É só OUVIR E COLECIONAR.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/12/ouvir-e-colecionar-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário