domingo, 27 de março de 2011

O GANSO TRAÍDO

O GANSO TRAÍDO
(Clerisvaldo B. Chagas, 28 de março de 2011).

          Ao vermos reportagens de animais de estimação acompanhando os donos, destacamos cabra, porco e bode que fogem do tradicional. Isso faz lembrar o senhor Walter, filho de Marinheiro Amaral, comerciante de sapataria de luxo por muito tempo em nossa cidade. Walter era um apreciador da boemia, das farras prolongadas e diárias. Foi fundador do cine Wanger, no Bairro Camoxinga, um prédio enorme perto do Largo Maracanã. Ali atraía pessoas com filmes, atualmente chamados pornôs. A estrutura atual do cine serve como sorveteria e rádio comunitária. Walter criava um ganso que o acompanhava pelas ruas de Santana e com ele frequentava os bares dividindo goles, piadas e conversa mole de quem bebe. Todos apreciavam a amizade entre a ave anseriforme e o seu dono. Certa feita a sociedade ficou inconformada ao saber que o senhor Walter de Marinheiro havia matado e servido o amigo ganso como tira-gosto em mais uma das suas inúmeras farras.
          Genival Wanderley Tenório, fazendeiro e comerciante, foi prefeito de Santana do Ipanema na gestão 1978-1982. Não gostava muito de despachar na prefeitura, preferindo bares e outros ambientes parecidos. Inaugurou o serrote Pelado com três imagens religiosas e rebatizou o lugar como Alto da Fé. Inaugurou a praça defronte a Igreja Matriz de São Cristóvão e, então, Hospital e Maternidade Dr. Arsênio Moreira. Lajeou uma passagem sobre o riacho Camoxinga, acesso à Escola Mileno Ferreira. Calçou algumas ruas, entre elas, a subida de acesso ao serrote Pelado. Talvez para ajudar o amigo das brincadeiras, Genival passou alguns poderes para Walter que servia como mestre de obras improvisado. Quando o povo encontrava qualquer obra daquele jeito, falava: “Isso é bem engenharia de Walter de Marinheiro”.
          Houve alguns acontecimentos importantes no período gestão de Genival. Foi lançado o livro “Geografia Geral de Santana do Ipanema”, deste autor. Houve o assassinato do ex-prefeito, por três vezes, Adeildo Nepomuceno Marques. Foi inaugurada uma agência da Caixa Econômica Federal, funcionando a princípio onde era a Cadeia Velha. Houve a instalação do DETRAN em nossa cidade. Foi constatado o ato inaugural da “Rádio Correio do Sertão”, pioneira no semiárido. É lançado o livro “Carnaval do Lobisomem”, também deste autor. Foi construído o Conjunto Residencial São João. Construído ainda o conjunto habitacional defronte o estádio e o cemitério, com 103 casas. Foi ampliada a capela do Padre Cícero, no Bairro Lajeiro Grande. Foi inaugurado o Centro Bíblico no Bairro Camoxinga. Santana perde terras para o novo município do antigo Riacho Grande. Morreu o ex-interventor do município Frederico Rocha. Faleceu o Cônego Luís Cirilo, da Paróquia de Senhora Santa Ana. Clerisvaldo lança seu segundo romance “Defunto Perfumado”.
          Pois foi nesse cenário em que vivia Genival e sua sofisticada, elegante esposa Salete, que o ganso passeador, leal e companheiro enfrentou a panela. Conquista-se e mata-se. Você pode não achar, mas existe coisa muito mais profunda no ato desnaturado contra o fiel, carinhoso e amicíssimo GANSO TRAÍDO.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/03/o-ganso-traido.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário