segunda-feira, 26 de abril de 2010

A VEZ DO CARICOM

A VEZ DO CARICOM
(Clerisvaldo B. Chagas. 27.4.2010)
Mais uma vez ficamos de queixo caído com a reação da mídia brasileira. Preocupa-se em encher as páginas de tantas notícias péssimas, com se quisesse quebrar de uma vez por todas a esperança patriótica do nosso povo. Até um cachorro que morde uma pessoa na rua vira manchete com direito a foto ampliada e tudo mais. Enquanto alguns países, orgulhosos dos seus feitos, procuram aproveitar tudo de bom que acontece para estamparem ao mundo imagens positivas, vamos catando as mazelas mais insignificantes do cotidiano para enquadrá-las como obras de arte. Bem dizia meu pai, assinante de certo jornal, quando via o completo enchimento de linguiça. Jogava o monte de entulho de lado e dizia: “Só tem papel”.
Importantíssima reunião aconteceu ontem, dia 26, entre o Brasil e a Comunidade do Caribe (CARICOM). Entre chefes de Estado e de Governo, estavam representantes de 14 países caribenhos. Já foi dito neste espaço, que durante centenas de anos, o Caribe sempre foi considerado quintal dos Estados Unidos que sempre mandaram e desmandaram na região. Mas depois da política ofensiva do Brasil de aproximar-se da Ásia (Oriente Médio mais especificamente) África e América Central, o volume de negócios do País e de empresas brasileiras nunca evoluiu tanto. Viemos sempre há muito, batendo na tecla de que uma nova ordem estava acontecendo no mundo. Esse relacionamento iniciou a mudança desde quando o presidente Cardoso começou a afastar-se dos Estados Unidos e a aproximar-se da Europa. Teve início um comércio entre os emergentes abaixo da Linha do Equador. Com a ampliação do comércio pelas viagens de Lula para todas as partes do mundo e a crise financeira nos países ricos, temos provado o nosso acompanhamento.
O Iraque já havia dito que o Brasil era prioridade para erguer àquele país. Inclusive havia encomendado cerca de 150 caminhões. Uma nação do Caribe encomendou a mesma quantidade de caminhões e mais de uma centena de ônibus. Os países caribenhos, voltados antes para os Estados Unidos, agora se voltam todo para o Brasil. De um comércio inicial de US$ 6.50 milhões, salta para US$ 5.2 bilhões. Além do comércio, vários acordos foram assinados em diversas áreas como energia, saúde e pesquisa agropecuária. Outros, defendendo ainda reformas nos organismos financeiros internacionais e no Conselho de Segurança da ONU. Os países do Caribe querem lutar junto com o Brasil por uma ordem mundial mais justa e elegeram o gigante do sul como seu novo líder. O Brasil também arranja mais 14 amigos admiradores para pressão a seu favor quando necessário os seus interesses, como um assento permanente no Conselho, por exemplo. Bem que a missão de paz no Haiti, muito antes do grande terremoto, começa a trazer os frutos de uma nova amizade e esperança para as pequenas nações que antes nunca eram ouvidas.
Infelizmente catar notícias tão importantes assim, é sair forçando a vista nas letras de terceira, mesmo para afirmar que é a vez do Brasil e A VEZ DO CARICOM.

* Por favor, na crônica "Santo Sem Prestígio", leia ESTREBARIA e não estribaria. Obrigado.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/04/vez-do-caricom.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário