segunda-feira, 14 de novembro de 2011

HOJE É DEODORO

HOJE É DEODORO
Clerisvaldo B. Chagas, 15 de novembro de 2011

Manuel Deodoro da Fonseca nasceu na antiga cidade de Alagoas (atual Marechal Deodoro) em cinco de agosto de 1827, fez uma carreira militar brilhante, proclamou a República Brasileira, sendo seu primeiro presidente e faleceu no Rio de Janeiro em 23 de agosto de 1892. Deodoro era filho de Manuel Mendes da Fonseca e Rosa Maria Paulina da Fonseca. Por sinal, seu pai também era militar e chegou a tenente-coronel. Deodoro tinha muitos irmãos: duas irmãs e sete irmãos, dos quais, três morreram na guerra do Paraguai. Entrando na carreira militar, sua primeira ação aconteceu durante a Revolução Praieira, insurreição promovida pelos liberais de Pernamuco. Com 33 anos de idade, Deodoro casou com Mariana Cecília de Souza Meireles, não tendo filhos desse casamento. Era capitão, quando em 1864, participou do cerco a Montevidéo. Comandou o 2º Batalhão de Voluntários da Pátria, contra o Paraguai. Em 1868, foi promovido a tenente-coronel por ato de bravura. Também foi promovido a coronel por ato de bravura. Chegou a brigadeiro. Em 1885, foi comandante das armas do Rio Grande do Sul, pela segunda vez, foi presidente interino dessa província e recebeu a patente de marechal-de-campo. Sua vida militar é vasta, rica e vitoriosa.
Era amigo de D. Pedro II, porém, por circunstâncias políticas, terminou derrubando o velho Imperador, proclamando a república e sendo o seu primeiro presidente, no dia 15 de novembro de 1889. Assim o Brasil deixa de ser Império e entra no sistema republicano. Foi modificada a bandeira e, ficaram na história várias outras decisões do marechal Deodoro. Apesar de ser herói de guerra, a habilidade maior do presidente provisório era mais com as armas de que com a política. O Brasil passou por uma série de dificuldades e problemas com o próprio governo antes da sua renúncia. Houve a “grande naturalização”, para estrangeiros no país. Foi decretada a separação entre a Igreja e o Estado. O próprio estado deixou de intervir na Igreja, ato que era chamado “padroado”. Foi institucionalizado o casamento civil e proibido o ensino religioso nas escolas públicas.
Rui Barbosa, ministro da Fazenda, complicou a economia que entrou em crise, surgindo à palavra “Encilhamento”, que foi uma desastrosa especulação financeira que arruinou numerosos investidores. Entre crises e desentendimentos, em 24 de fevereiro de 1891, foi solenemente promulgada a Constituição republicana. Após um período duro e conturbado, envolvendo o Congresso e a primeira Revolta da Armada em 23 de novembro de 1891, com o almirante Custódio de Melo, Deodoro terminou renunciando, entregando o poder ao vice-presidente, Floriano Peixoto, também alagoano, e que ficaria famoso como o “Marechal de Ferro”.
Hoje é feriado, HOJE É DEODORO.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/11/hoje-e-deodoro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário