terça-feira, 26 de março de 2024

 

A GALINHA E O OVO

Clerisvaldo B. Chagas, 26 de março de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.028

 



Já se foi o tempo em que o criatório de aves nos terreiros de sítios e fazendas saltava aos olhos. Galinhas, pintos, galos, pavões, perus, frangos, guinés, patos e até marrecas obstruíam o caminho dos passantes. Eram as chamadas galinhas de capoeira. Um misto de inúmeras espécies, que ornamentavam a zona rural. Após esse desaparecimento, o vazio e, depois do vazio uma nova tentativa de criar galinha para produção de ovos em quantidade no Sertão e Agreste de Alagoas. Não é fácil transformar qualquer região sertaneja alagoana num São Bento do Una e imediações, onde as granjas estão consolidadas.

Mas já aparecem na região, ovos de galinhas caipiras vindo de cooperativas de Santana do Ipanema, Olivença e de formação em São José da Tapera, além de ovos de granja (o branco) do povoado Laranjal de Arapiraca. Esses ovos vêm em embalagens belas, modernas e higiênicas que parecem que estão desbancando os ovos que chegam de Pernambuco com suas embalagens de papelão rude e anti-higiênicas. Que bom que está sendo diversificada a economia regional no império do boi. Pelo visto o homem sertanejo alagoano também quer criar o Poder Granjeiro como o do estado vizinho. É preciso muita persistência, assistência técnica, capital e muita tecnologia de ponta. Será que conseguiremos?

A galinha branca de granja, todos conhecem. A galinha de capoeira é aquela de qualquer raça criada nos quintais e nos terreiros de sítios e fazendas. Possui ovo branco igual ao da galinha de granja. E a galinha caipira é aquela marrom, cujo ovo também é marrom claro ou escuro. Mas o miolo do assunto é mesmo a Economia. Já pensou em várias granjas no seu município, produzindo 30.000 ovos/dia, vendendo e exportando através de cooperativas? Quanto dinheiro não entra! Quanto em dinheiro circula... E o número de empregos nas granjas e na cadeia produtiva?  Pois chegou a hora de tornar o Sertão independente de ovos, um dos alimentos mais ricos do mundo.

Viva as cooperativas que representam a força de vontade do produtor guerreiro do sertão. Vamos dar preferência aos nossos produtos. Viva a galinha e viva o ovo!!!

GALINHAS CAPIRAS

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2024/03/a-galinha-e-o-ovo-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário