sexta-feira, 15 de março de 2024

 

A EXUBERANTE FESTA DO BOI

Clerisvaldo B. Chagas, 15 de março de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3024



 

 Êxito retumbante do lançamento do livro “O Boi, a Bota e a Batina, História Completa de Santana do Ipanema”, em Maceió.  A Estaiada Choperia e Drinkeria, do meu sobrinho Felipe, ficou lotada de tantos santanenses e de pessoas dos mais diversos lugares. Pareceu mesmo uma festa de confraria, sem rigidez de formalidades. O riso frouxo no salão; a presença de quatro escritores, dois de Maceió, um de Santana e outro da região de Olho d’Água das Flores/Santana; vários ex-alunos do Ginásio e do Colégio Estadual Mileno Ferreira; amigos de longas datas; familiares e pessoas do grupo dos 100 e outros de fora atraídos pela noite de Cultura, abrilhantaram a festa numa verdadeira apoteose.  

 Foi muita alegria, muito carinho e rasgados elogios, inclusive do próprio mestre-de-cerimônia, ex-aluno, intelectualizado, inspirador e aniversariante do dia. A oração oficial foi assegurada com o mestre Antônio Sobrinho (Tonho Cupim), ex-funcionário do Banco do Brasil, orador maçônico arrebatador e que muito ajudou no evento colocando a cereja no bolo. A noitada do intelecto, permitiu um êxito de venda extraordinário, com rendimento de histórias individuais narradas  que se formaram em  grupos, após, permitindo novo material para outros livros no porvir. E no meio da conversa que vem, da conversa que vai, acabei descobrindo o nome de guerra do ex-cangaceiro Filemon, coisa muito pesquisada e já considerada perdida.

Agora vamos para a segunda etapa de lançamento que será realizado no miolo de Santana do Ipanema, no Restaurante do outro Sobrinho, Cleber, no “Santo Sushi”, Bairro Domingos Acácio. “O Boi, a Bota e a Batina”, que tem início no Brasil Colônia, segue rigorosamente  por ordem  cronológica de todas as fases políticas e históricas brasileiras até desaguar no ano de 2006, quando foram encerrados esses trabalhos, com 436 páginas e mais de 360 ilustrações.

Amigo, amiga, você se comprometeu com o grupo. Pode esquecer de comparecer, mas não esqueça do compromisso do PIX. A gráfica é um contrato coletivo.

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2024/03/a-exuberante-festa-do-boi-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário