quinta-feira, 21 de março de 2024

 

AFOGADOS

Clerisvaldo B. Chagas,  21 de março de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3. 025

 



Pequei uma quadra e fui  a uma tardinha conhecer a barragem do riacho João Gomes.  O riacho é um afluente do rio Ipanema e contorna Santana pela margem direita numa distância entre dois e três quilômetros. As nascentes do riacho, duas, estão situadas no município de Carneiros, imediações do sítio Serrote da Furna. O seu nome tudo indica, deriva da planta denominada beldroega, também antigamente chamada João Gomes. As águas ficaram represadas no Alto Riacho que conta também com uma bela ponte asfaltada e toda a estrutura para um balneário.  O Médio Riacho, muito abaixo da represa, corta a AL-120 e desce para o Baixo Riacho em busca da sua foz no sítio Barra do Panema. Era nessas imediações do Baixo João Gomes, que morava a família PIO, lugar de origem do grande escritor Oscar Silva. (“Água do Panema”, romance, “Fruta de Palma”, crônicas e outros mais).

Parece-me que já houve na Represa um afogamento, lembrando a mais famosa fonte de lazer de Santana, o Poço dos Homens.  Contamos desde a nossa infância até o abandono do poço em 1969, cerca de 20 afogamentos, citados pelos mais velhos e os da nossa geração. Entre os afogados, o mais falado era de um cidadão apelidado “Tinteiro”, que se não nos enganam, morava nas imediações do poço. Falava-se muito também de tal Zé Belebebeu ou Jabobeu, que teria sido o primeiro afogado e que de vez em quando puxava na perna de um bahista para o mesmo destino.

Mas voltando ao riacho João Gomes, o espelho d’água da Represa, visto de pontos mais elevados, estende-se riacho acima por vários sítios, beneficiando tanto a montante quanto a jusante os inúmeros deles que ficam diretamente às margens ou nas suas imediações. Além do banho domingueiro dos seus frequentadores, o pôr-do-sol é uma atração à parte que permite concorrência entre fotógrafos amadores e profissionais. Isso reduziu muito as viagens de santanenses em busca do rio São Francisco em fins de semana, tanto em Pão de Açúcar quanto em Piranhas.

Vamos ao banho!

ENTARDECER NA REPRESA (FOTO: BIANCA CHAGAS)

 

 


Link para essa postagem
https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2024/03/afogados-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário