terça-feira, 19 de maio de 2009

CIPÓ DE CATINGUEIRA

CIPÓ DE CATINGUEIRA

(Clerisvaldo B. Chagas. 19/05/2009)

João Yoyô Filho era natural do município de Olivença, Alagoas – filho do ex-tropeiro e depois dono de terras naquela região, Capitão Yoyô.

Ainda pequeno, conheci João – uma figura inusitada e compadre do meu pai – como comerciante de loja de tecidos à Praça Coronel Manoel Rodrigues da Rocha. Sua esposa Leopoldina, professora do Grupo Escolar Padre Francisco Correia, também era figura querida nos meios estudantil e social. Nessa época, a loja de João Yoyô não ia muito bem. Enquanto as prateleiras mostravam os fundos das paredes, aquele homem alto de fala mansa, com idade avançada, estudava sem parar rumo ao Direito. João Yoyô Filho havia sido o idealista e um dos fundadores do Ginásio Santana sendo seu primeiro diretor. Conseguiu o seu objetivo nos estudos e chegou a Juiz de Direito em Santana do Ipanema. Isto causou admiração geral pelo exemplo da força e da vontade.

Ainda nas funções de advogado, o Doutor João Yoyô Filho, com toda sua calma, viu-se um dia no “prédio do meio da rua” onde funcionava o Tribunal do Júri. Como debates entre advogado e promotor eram uma das poucas atrações da cidade, no “prédio do meio da rua” não cabia mais ninguém. O réu fora acusado da morte de um sujeito em consequência de uma pisa aplicada anteriormente. O doutor defendia – muito devagar – a tese de que a vítima não havia morrido em consequência da surra, “pois o réu tocara na vítima apenas com um simples cipozinho de catingueira”.

Pertinho da minha tenra adolescência, estava o funcionário do Banco do Brasil, João Farias. Fumante inveterado, o caladão funcionário irritou-se com a morosidade do defensor e disse baixinho lateralmente: “Você já viu catingueira dá cipó seu menino?”’ Algumas pessoas riram e Farias desceu o sobrado.

Quando a gente lê os jornais do País, nota que a malandragem política cobre de vergonha o nosso Brasil. Que esperteza e criatividade tem o político brasileiro para levar os bens do povo! E as tais brechas da lei? E as famigeradas veredas do cinismo? O povo pouco reage e apenas deixa cair o queixo para comentar na esquina. A impunidade da farra dos ratos não pode ser negada.

O Doutor João recebeu homenagem póstuma com nome de rua. A professora Leopoldina mudou-se para Maceió; e a filha (Madje ?) formou-se em Medicina. Foram pessoas amadas em Santana.

Entretanto, ainda hoje não decifrei o enigma de João Farias. Quanto aos corruptos desta nação de Cabral que matam o povo brasileiro, não de surra, mas surrupiando a fatia do seu pão, não sei como ficariam no “sobrado do meio da rua”. Infelizmente os seus advogados continuam com a tese do Doutor João Yoyô Filho: “Eles não matam ninguém, apenas tocam no povo com um simples cipozinho de catingueira”.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2009/05/cipo-de-catingueira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário