quinta-feira, 2 de setembro de 2010

VERGONHA NACIONAL

VERGONHA NACIONAL
(Clerisvaldo B. Chagas, 3 de setembro de 2010)
     A limpeza contra a corrupção continua no Brasil. Já dissemos outras vezes que por causa do costume arraigado, tradicional e blindado, não seria do dia para a noite que tudo se resolveria. Para chegarmos ao nível de corrupção tolerável ─ como os países plenamente desenvolvidos ─ levarão tempo, mas o Brasil conseguirá o feito. Os próprios ladrões de gravata reconhecem que vai ficando mais difícil roubar o Estado. E que eles continuam roubando, continuam, mas vem aperto de todos os lugares. Prefeito, governador, altos executivos, deputados, senadores, vereadores, juízes e mais figuras importantes são desmoralizadas constantemente. É bem verdade que mesmo algemados e levados pela Polícia Federal, ainda fazem pose. Talvez até nem estejam sendo desmoralizados porque desmoralizados são há bastante tempo. Apenas estão sendo exibidos rapidamente em praça pública e resistem como as baratas aos velhos inseticidas. Mas quem tiver sede de justiça pode se acalmar que essa faxina moral não vai parar nunca. Se a nossa geração não alcançar, mas nossos netos alcançarão o país moralizado. Essa água imunda há de passar com as barrigas proeminentes, crescidas com o leite arrebatado das crianças.
     Dourados é a segunda cidade do Mato Grosso do Sul. Há muito ficou famosa quando seu forte foi invadido por tropas do Paraguai iniciando a maior guerra da América do Sul. Mas como cidade foi fundada em 1935 e muito lutou para se desenvolver. Dourados é um polo regional e fica a 224 km da capital Campo Grande e a pouco mais de 100 km da fronteira com o Paraguai. O seu polo, apelidado “Portal do MERCOSUL”, exerce influência em mais de um milhão de habitantes, inclusive de outros estados e do próprio vizinho Paraguai. É importante centro agropecuário e prestador de serviços, movimentando cerca de 450 indústrias de transformação. Em evidência indústrias de alimentos, farelo, álcool e açúcar, além de muitas outras como frigoríficos para bovinos, suínos, aves e coelhos, mais fábricas de rações, charqueadas e curtumes. É de fato intenso o setor econômico do município que após um período de marasmo não pára mais de crescer.
    Quem conhece a parte dinâmica de Dourados, alicerçada no trabalho duro, fica boquiaberto com o escândalo que estourou recentemente na área política. Flagrados por uma investigação bem orientada, prefeito, esposa de prefeito e quase todos os vereadores, representaram as novas ratazanas da televisão. Todos recebendo maços de dinheiro (lembra da crônica do peixe?) de notas azuis, colocando-as sob a camisa e em outros lugares; vibrantes, alegres, felizes da safadeza com a verba pública. Cadeia neles, direta para o presídio. Estamos vendo que região nenhuma escapa às investidas sequiosas dos engravatados: os que fazem leis, os guardiães das leis, os executores das leis. É humor negro e escancarado raposa ensinando como proteger galinhas. Mas não falta no Brasil e em Alagoas quem queira fazer dos outros bestas. E Dourados, que também pertence à terra de Cabral, deve estar morrendo de vergonha com o nauseabundo episódio que manchou seu laborioso torrão. Um ato repulsivo e grave, uma VERGONHA NACIONAL.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/09/vergonha-nacional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário