quarta-feira, 29 de junho de 2011

O PAU COMEU

O PAU COMEU
Clerisvaldo B. Chagas, 30 de junho de 2011.


Quem diria! A velha Grécia de tantos filósofos importantes e memoráveis batalhas militares, numa situação vexatória medonha! O grande combate de Maratona do passado atualiza-se perigosamente nas ruas de Atenas. Penando para pagar suas dívidas e honrar compromissos, o país grego caiu naquela situação antiga do Brasil em que o FMI ditou as mesmas regras de aperto. Sem poder pagar as suas contas (coisa que pode acontecer a qualquer cidadão de bem que deve, quer pagar e não consegue. Profundamente humilhado, é visto com desconfiança pelo credor) a Grécia submete-se ao sacrifício. Para receber dinheiro emprestado e liquidar seus débitos, terá que fazer uma grande maldade com seu povo, notadamente os pequenos. Demitir milhares de pais de família e cortar inúmeras despesas sociais que já eram conquistas dos seus trabalhadores. Lembram quando vivíamos no Brasil do salário congelado, das demissões em massa, das privatizações... Como sofreu o povo brasileiro! O mesmo remédio é imposto pelo FMI, à Grécia de Sócrates e do premiê Georges Papandreau. A Grécia nunca foi rica, porém assim é demais.

“Em meio a um dos dias mais conturbados desde o início da crise, o Parlamento da Grécia aprovou nesta quarta-feira um novo plano de austeridade que prevê uma economia de até € 28 bilhões (R$ 63 bilhões) aos cofres públicos por meio de cortes de gastos e aumento de impostos até 2015. Nas ruas, milhares de jovens atearam fogo a prédios públicos em violentos protestos que levaram quase 200 a hospitais da capital”. Claro que população ficou insatisfeita, estupefata, abobalhada diante da UE da qual a Grécia faz parte como primo pobre. Por isso os manifestantes foram às ruas praticando vandalismo, enfrentando policiais, numa claríssima revolta contra tudo. Impressionantes são as imagens que percorrem o mundo, fazendo até esquecer os ataques à Líbia e o horror escalonado do Iêmen. Mesmo os bombeiros disseram que não poderiam conter fogos espalhados por causa da violência. Pelo que se houve na revolta popular, a marcha da ferocidade procura comprimir o governo de tal forma que uma renúncia parece ser o objetivo da turba perigosa. Enquanto isso, a oposição questiona as medidas do governo e suas consequências.

Quando olhamos de longe, o mar é belo e azul. E em nossa equivocada avaliação caeté, pensamos que no mundo civilizado da Europa tudo é esplendor. Mas a aproximação das lentes sobre as águas mostra quão poluída são as massas que enganam. E na vez do acocho do cinto econômico, vão pulando as mazelas de dentro dos buracos à semelhança de ratos no porão. Está aí na Europa a repetição inglória dos antigos problemas da América Latina espoliada. Vamos seguindo, atenciosos, a mais essa provação do povo grego, os construtores de navios da mais saudável dieta do Mediterrâneo. E sem saber dizer de outra maneira, vem à frase por excelência do Sertão. Foi verdade, sim senhor ─ da Grécia só escapou a “cueca Zorba” ─ o resto O PAU COMEU.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/06/o-pau-comeu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário