terça-feira, 14 de junho de 2011

MIRAGENS DA MACONHA

MIRAGENS DA MACONHA
Clerisvaldo B. Chagas, 16 de junho de 2011

          Não tenho conhecimento e nunca procurei saber a quem pertence, em Santana do Ipanema, o chamado Campo de Aviação. Situado a três quilômetros do centro, lembro bem que ele já existia nos anos sessenta. Campo de barro vermelho ao lado de pista asfáltica, também é ladeado por estradas vicinais que dão acesso a sítios importantes da região. Quando aeroplano ainda era bicho de sete cabeças, de vez em quando chegava por ali um teco-teco. A meninada dos arredores logo vencia a meia légua para espiar de perto o monstrengo que avoava. Maneiro, menino, que parecia o tal pavão misterioso! Ali, se a meninada não viu a chegada poderia contemplar a saída. Dava plantão, passando a mão no bicho roncador até que o piloto resolvia retornar. A poeira levantava do chão e o danado seguia fazendo carreira até despregar as patas do solo e subir “linheiro” que nem codorniz. Lá adiante ainda havia aplausos quando o pássaro metálico fazia a manobra circular rumo à capital. Falavam que o progresso iria chegar a Santana montado nos teco-tecos. Uma viagem do Ipanema a Maceió, baseada em até seis horas, ficaria uma beleza! Logo, logo os abastados da região estariam no litoral cuidando dos seus negócios e retornando rápidos contra perdas de tempo. Houve até um prefeito ─ que ainda gosta de se exibir sobre as cabeças alheias ─ que prometeu asfaltar o local e deixar tudo moderno para acelerar o falado desenvolvimento. Sem dúvida nenhuma iniciaria logo com seus passeios de luxo.
          Tudo aconteceu ao contrário. Avião ali passou a ser coisa rara. E quando os bancários do Banco do Brasil eram os tais da cidade ─ com suas inesquecíveis lambretas ─ muitas conversas preocuparam os pais de moças de Santana. Chegaram até inventar modinha, parodiando canção famosa:

“Ai, ai, ai do banco
     Me leve para o campo
         Mas cuidado com papai”

          Depois foi a vez das mulheres casadas que gostavam de pular cerca. Faróis de veículos tornaram-se autênticos espiões. Finalmente veio a fase do mato verde, do enroladinho, do baseado. Os contrabandistas eram apontados a dedo e os fumadores também. Devido o aperto policial, o usuário preferia o sossego do campo de aviação aos becos imundos de acesso ao rio. Os pontos das brasas por baixo do rasga beiço misturavam-se aos vagalumes que enfeitavam as noites sertanejas.
          Abandonado à própria sorte, a única coisa que mudou no campo de aviação foi o nome para Campo de Pouso. Lá se vão cerca de cinquenta anos de existência. Nem sabemos por que ainda não providenciaram um aniversário para homenagear alguém. Todas as fases citadas evoluíram, nem precisa mais de campo de pouso. Falar nisso, alguém sabe quando vai ser construído o aeroporto do Sertão? Ao entrevistar um célebre maconheiro, dos tempos mais difíceis e românticos dos desgarrados, o camarada disse, fitando o espaço, o céu azul, o voo das andorinhas: ”É isso aí, bicho. Avião de verdade mesmo a gente nem apreciava, mas chega ficava “sulene” com as MIRAGENS DA MACONHA”.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/06/miragens-da-maconha-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário