segunda-feira, 4 de maio de 2015

MÊS DE MAIO, MÊS DAS NOIVAS



MÊS DE MAIO, MÊS DAS NOIVAS
Clerisvaldo B. Chagas, 04 de maio de 2015
Crônica Nº 1.422


Finalmente estamos no mês de maio, início dos tempos chuvosos em Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Vivendo seca prolongada o sertanejo tem a esperança de um inverno normal que se prolonga até os meados de agosto.
Foto: (noivasenoivosograndedia).
Segundo o catolicismo o mês de maio também é dedicado a Maria, mãe de Jesus. É o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é proveniente da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Mas também existem outras versões como a relativa à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
As tradições variam pelo mundo com suas lendas e costumes,
“Tudo indica que seja por causa de uma tradição importada do hemisfério norte, onde maio é um mês muito importante para os costumes populares. Naquela parte do mundo, a chegada de maio é celebrada com muitas flores, em homenagem à natureza que refloresce e à primavera que por lá atinge a plenitude. Ao longo dos séculos esses elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento. Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães e de Maria”.
No sertão alagoano sempre houve uma preferência pelas mulheres como mês do casamento em maio. Com o modernismo, novas formas de pensar vão quebrando as tradições, mas não quebram a beleza dos símbolos que rodeiam o mês de Maria e das outras mães.
Sendo o dia das mães todos os dias, não deixa de ser marcante o mês de maio como exaltador ao carinho materno, levando à frase do cantador repentista no seu mote divino: “Quem perdeu mamãe perdeu/ o doce melhor da vida”.
De qualquer maneira ainda vem à saudade dos casamentos da roça com três dias de festa com fartura de bebida, comida e música de sanfona até dizer basta.
Ah! Mês de maio é mês das flores! Mês de maio é mês de Maria!





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/05/mes-de-maio-mes-das-noivas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário