quinta-feira, 28 de março de 2019

FAZENDO SABÃO


FAZENDO SABÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 29 de março de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.081

PENEDO. IDENTIFICAÇÃO NA FOTO.
Onde tem sabão não pode haver sujeira. E num mergulho em nossa história interiorana, descobrimos que esse produto é bastante antigo por essas bandas. O primeiro padre de Santana do Ipanema era penedense. Mesmo tendo nascido em bairro pobre, conseguiu estudar na Europa até que veio para o nosso sertão e sertão pernambucano como evangelizador. Descobrimos que o seu bairro  de nascimento, em Penedo, chamava-se Seboeiro. Também não sabemos se ele ainda existe com o mesmo nome. Seboeiro era o homem que fabricava sabão. Ignoramos que tipo de sabão era fabricado no Penedo, mas lembramo-nos dos mais velhos falando em tal sabão-da-terra.  Não importa se o sabão já vem sendo usado desde os tempos da Babilônia.
Bem essa era a terra do padre Francisco José Correia de Albuquerque. Mas em Santana do Ipanema, também havia a Rua do Sebo. Nada provado, mas a dedução era que havia fábrica de sabão nessa rua, cujo sebo de boi (matéria-prima) ficava exposto na frente da fábrica. Deduzimos assim que o sabão era um produto importante para os primórdios da civilização em Alagoas, desde seus primeiro núcleo habitacional. Como havia o Seboeiro, havia o marceneiro, pedreiro, sapateiro, alafaiate, ourives e outros profissionais que muito contribuíram para a expansão das cidades do São Francisco e do sertão das Alagoas. Hoje o sabão é fabricado das mais diferentes formas e até o nome mudou para detergente.
Em nosso Sertão de 1960, fazer sabão era coisa pejorativa e nem sempre à frase era pronunciada em todos os ambientes. Significava xumbregar (namoro bolinando nas partes Íntimas). Em Santana do Ipanema, mesmo, havia o Hotel Central, de dona Maria Sabão. Naquele último quarto de século XX, ainda havia certo ar de riso, ao se ouvir pela primeira vez: hotel de Maria Sabão. Mas esse caso particular não nos interessa, apenas o produto de limpeza, propriamente dito, que fazia parte da economia de 1.700, de 1.800... E por aí vai. Tudo indica que o valor doméstico do produto, equivalia ao sabão moderno.
Mas o sabão dos anos 60 ainda está em voga nas esquinas das cidades.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/03/fazendo-sabao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário