quarta-feira, 27 de março de 2019

PORQUE SERTANEJO GOSTA DE CHUVA


PORQUE SERTANEJO GOSTA DE CHUVA
Clerisvaldo B. Chagas, 28 de março de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.080

(FOTO: BLOG DO BERNARDINO).
Enquanto as chuvas são temidas nas capitais, são comemoradas com ênfase nas zonas rurais do país. E se nas capitais causam transtornos, com certeza a culpa é do próprio homem e não da natureza. O problema vai desde as administrações pífias em favor dos problemas urbanos, a má educação populacional. Casas surgem nos lugares mais insalubres, contribuindo com os deslizamentos de barreiras e as enchentes. Nem existe planejamento e a desordem é geral. Por outro lado, mesmo havendo rigoroso recolhimento do lixo, o povo continua jogando tudo descartável no meio da rua e nos córregos, entupindo galerias e provando o próprio veneno durante as enxurradas. Esses são apenas alguns dos problemas das cidades grandes.
Mas por que o sertanejo gosta tanto de chuva? Porque a terra é quem alimenta pessoas e indústrias. Não importa se o sertanejo é da roça, comerciante na cidade, dono do agronegócio, estudante, rico ou mendigo... Todos já nasceram marcados pelo fenômeno que significa fartura e no mínimo comida na mesa. A chuva que vem mansa faz brotar o grão, mitiga a sede de animais e humanos que comemoram a vinda desde as primeiras nuvens mensageiras. Em nosso sertão nordestino plantam-se o milho, feijão, algodão, fava, mandioca, palma e frutas que abastecem os mercados locais e indústrias, no caso da mandioca e do algodão. Sem chuva na terra, a fome toma conta dos lugares sem irrigação. É o instinto quem avisa: trovão nos ares, fartura na terra.
E mesmo estando na capital, o sertanejo alegra-se com as chuvas e lamenta suas faltas no sertão. Foi assim que, conversando com um quitandeiro em Maceió, ele dizia: Essas bananas, professor, vêm do sertão, das bandas do Xingó. As batatas vêm do sertão, da área irrigada. As cebolas chegaram do sertão pernambucano... E assim hoje em dia são as áreas irrigadas do interior que abastecem as capitais. Como o citadino não abraçar a causa sertaneja que preenche sua dispensa? O sertão alagoano está em festa, companheiro. Chuva por todos os lugares. Ontem pela manhã foi uma zoada só na revoada de espanta-boiadas pelo rio Ipanema.
Deixem farrear homens e bichos.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/03/porque-sertanejo-gosta-de-chuva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário