domingo, 29 de agosto de 2021

 

SÃO JOSÉ E O FINAL DE INVERNO

Clerisvaldo B. Chagas, 30 de agosto de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica:2.580

 

O bom inverno deste ano no Sertão de Alagoas, começa a chegar ao seu final. As chuvas vão ficando mais escassas, chega o Sol entre nuvens, continua a frieza e se inicia a amplitude térmica, os dias mais quentes e as noites mais frias a partir da tardinha. Estamos vivendo os últimos dias de inverno que antecedem a primavera. E como será a primavera? Ainda não temos ideia se a água acumulada neste período sustentará até novembro. É preciso barragens cheias, barreiros e até pilões de pedras com água para o rebanho doméstico, para os animais selvagens e para os humanos. Costumeiramente, nessa fase o governo apela para os carros contratados para abastecimento à zona rural.

Também não temos as informações se o Canal do Sertão vai dar conta do recado, uma vez que se encontra pela metade e ainda não saiu da área do Sertão para penetrar no Agreste até Arapiraca, conforme o programado. Não podemos dizer que a primavera é uma estação totalmente seca e nem totalmente chuvosa. As mudanças dos climas mundiais, sempre trazem surpresas boas e más. Os profetas das chuvas geralmente falam sobre o futuro da estação invernosa, mas não falam do depois com clareza. Ao agricultor, ao produtor rural, só resta a esperança junto às orações por dias melhores e profícuos. Em Santana do Ipanema também está chegando ao fim, os festejos a São José, cujo dia marca bem a experiência sertaneja dos tempos chuvosos.

Falar nisso, festa boa, animada, com minha ligeira passagem por ali diante da roda-gigante e dos foguetórios costumeiros de equalquer festa de santo sertaneja. Mas, por incrível que pareça, o único ser humano usando máscara na festa de São José, pelo menos na parte profana, era eu. Pode uma coisa dessa! A festa do santo Pai de Jesus tem uma ligação muito forte com a terra, com a agricultura, com os pedidos de riquezas produtivas para o campo. A propósito, os festejos do Bairro São José, acontecem na rua principal, Avenida Castelo Branco que liga a BR-316 à Rua Manoel Medeiros. A igrejinha de São José está localizada no início da chamada COHAB Velha.

Vamos alimentar as esperanças por melhores dias.

IGREJA DE SÃO JOSÉ (FOTO: B. CHAGAS)

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/08/sao-jose-e-o-final-de-inverno.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário