terça-feira, 20 de maio de 2025

 

MARCELA

Clerisvaldo B. Chagas, 21 de maio de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3237



 

Quando Santana do Ipanema, não tinha água encanada, valia-se das cacimbas do rio periódico Ipanema. Um dos lugares do rio, porém se tornou simpático ao povo porque tinha uma água de melhor qualidade e chamava-se Marcela. Sempre pensei que Marcela fosse do município de Santana do Ipanema, ali para as bandas do sítio Água Fria e os pés da serra do Poço. Acontece que só agora, depois de velho, descobri que Marcela é um sítio do município do Poço das Trincheiras. Fica perto do povoado quilombola Tapera do Jorge, ainda no poço das Trincheiras, um lugar muito aprazível, onde o trecho do rio é muito belo e por séculos alimentou o aglomerado.

Marcela não é a mulher Marcela. Marcela é uma florzinha do campo que se parece com a camomila. É nativa do Brasil e chamada de Marcela, Macela, Marcela do Campo e Camomila brasileira (a camomila verdadeira não é originária do Brasil). Possui as mesmas propriedades calmantes da sua xará e tem o nome científico de Achyrocline satureiodes.  Então, com essa mimosidade toda, tanto é bela a Marcela, quanto é belo o trecho do rio Ipanema no lugar Marcela e imediações.  Vale a pena uma incursão pelo rio Ipanema seco, do Poço das Trincheiras a Santana do Ipanema. Daria uma filmagem supimpa! Até porque a beleza de um rio periódico está no tempo seco quando vira um belíssimo jardim com uma variedade enorme de plantas e recantos agradabilíssimos.

Mas você pode percorrer, para deleite, descontração, conhecimento... O trecho citado acima. Pode seguir subindo o rio, se almejar, iniciando seu passeio pela barragem assoreada na BR-316 e encontrar aspectos diferentes do rio. Acima da barragem, encontrará o chamado Poço Grande ou Poço do Boi, onde tem o desenho de uma cara de boi na rocha, segundo os que vêm. A pirâmide santanense ou Pedra dos Bexiguentos, um corredor rochoso que forma um poço comprido. Após isso, o leito do rio vai se alargando e chegando as imediações das faldas da serra do Poço. Ali tem registro de tromba d’água e fragmentos de animal pré-histórico, representado em museu. Vamos conhecer o nosso amor Marcela, Marcela do rio Ipanema.

MARCELA

 

 

 

 

 

 

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2025/05/marcela-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário