segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CARRO DE BOI HISTORIANDO

CARRO DE BOI HISTORIANDO
Clerisvaldo B. Chagas, 06 de setembro de 2011

           Interessante à reportagem de Nelson Aprobato Filho, páginas 62/63 da Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 06, nº 71 de agosto de 2011. Nelson descreve com muita propriedade o processo de urbanização de São Paulo no final do século XIX e início do século XX. O centro do bem elaborado texto puxa mais para o meio de transporte focalizando preferencialmente o carro de boi. O velho conhecido nosso dos sertões nordestinos também aparece na colonização do país em praticamente todas as regiões. Vai mudando aqui acolá no formato, no número de parelhas, nas formações dos arreios dos bois, mas a essência é sempre a mesma. Transporte rígido puxado por bois bem treinados ajudou o Brasil a crescer transportando toda espécie de mercadoria, inclusive máquinas modernas para a época. Tudo que não podia ser conduzido em lombo de burro, encontrava no carro de boi um transporte lento, porém, seguro e firme. O Brasil deve muito aos tropeiros (almocreves) e carreiros anônimos que impulsionaram o nosso progresso. Diz o ilustre pesquisador que no fim do século XIX, circulavam cerca de 300 carros de boi nas feiras semanais de venda de madeira no centro de São Paulo. E que esse quadro só começaria a mudar em 1870, por conta da urbanização, sem dúvida alguma.
          Foi proibido, o carro de boi, de circular em grande área em 1894. E dois meses após essa lei, outra foi aprovada restringindo ainda mais área de circulação. A princípio, isso produziu caos no sistema de transporte. A partir do início do século XX, aos poucos começavam as substituições pelos primeiros bondes elétricos, automóveis e caminhões. No final do século XIX os animais faziam parte do cotidiano em São Paulo: carros de boi, tropas de mulas de carroças, montarias, boiadas, rebanhos de cabras, ovelhas, grandes bandos de pássaros, galinhas, cães, gatos, ratos, sapos, formigas, cobras e urubus.
          Em Santana do Ipanema, principal núcleo urbano do Médio e Alto Sertão, alagoanos, o carro de boi foi sobejamente utilizado, tanto que o município chegou a ser chamado “Terra dos Carros de Boi”. Sua utilidade persiste e lembra os tempos das grandes frotas que cruzavam o Sertão inteiro levando e trazendo mercadorias e famílias nos seus chiados propositais e dolentes. Desde o tempo de vila que Santana do Ipanema possuía calçamento de granito bruto no comércio e em algumas poucas ruas. Ao substituir o calçamento bruto pelo esquadrejado paralelepípedo, o prefeito Ulisses Silva, gestão 1961-65, proibiu a circulação de carros de boi pelas ruas do comércio. Foi assim que o novo carreiro criou o carro de boi com rodas de pneu, pois o aro de ferro, antigo, prejudicaria o novo tipo de calçamento.
          O arcaico meio de transporte, mesmo com todo o modernismo social, continua prestando inestimáveis serviços nas fazendas sertanejas. Durante a procissão anual da padroeira, surgem sempre não menos de 300 desses veículos. Podemos ouvir de longe os sons dos cocões acochados, gemendo saudosos. É o CARRO DE BOI HISTORIANDO.

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domingo, 4 de setembro de 2011

VEM AÍ O DIA 20


VEM AÍ O DIA 20
Clerisvaldo B. Chagas, 05 de setembro de 2011

   Os Estados Unidos não têm jeito mesmo. Apesar dos bombardeios que tem levado, continua se metendo na vida alheia, querendo botar garrancho nos que consideram adversários. Assim tentam impedir que a Palestina vire um país com pleno poderes de nação independente e fazendo parte da ONU. Sua adoração por Israel chega a ser extremada, querendo não perder um aliado de apoio para uma futura guerra sua na região do golfo, quando o estado israelense mais uma vez seria seu parceiro. Isto é, mesmo com tantos reveses ainda não perderam o sonho de domínio, de senhor absoluto do planeta que teima em se arrastar com os quartos baixos. Agora visam persuadir os palestinos a abandonarem sua busca pelo reconhecimento como estado na Organização das Nações Unidas. Tentando fazer esse impedimento, o governo Obama fez circular no meio diplomático uma nova proposta entre israelenses e palestinos. Dizem que é uma proposta nova, pode ser, porém, o estado palestino deve ser criado sim, do mesmo jeito que foi criado o estado judeu. Então, é para se conviver eternamente vizinho e briguento? Ninguém vai mudar a Geografia local. Os conflitos não vão acabar nunca enquanto persistirem esses impasses cujos erros israelenses são sempre ignorados ou minimizados pelo xerife do mundo. Como os palestinos não podem exterminar até o último judeu e vice-versa, não existe outras solução a não ser criar-se o estado palestino, onde os impasses serão discutidos em outro nível com muito mais oportunidade de paz duradoura.
           Não é somente isso que deve ser resolvido, mas outros problemas semelhantes que a intransigência de alguns países teima em não tentar resolver, prolongando indefinidamente, conflitos e chacinas. O caso dos curdos é um deles, mas existem outros como o da Mongólia e mais.
           O Presidente Mahmoud Abbas não deve desistir do plano de solicitar reconhecimento do Estado palestino durante a Assembleia Geral da ONU, que será realizada no próximo dia 20 em Nova York. Mas quem sabe mesmo é ele se suportará a pressão americana. Comenta-se que o esforço do norte para impedir a criação do Estado palestino chegou tarde demais, entretanto, ninguém sabe o que poderá sair de última hora. Em se tratando do xerife... “Israel se opõe firmemente ao projeto palestino, no momento em que as negociações de paz estão travadas há quase um ano devido à negativa israelense de deter os assentamentos judaicos em territórios palestinos ocupados”. O problema, no entanto, é que Washington não conseguiu apoio suficiente para bloquear a iniciativa na Assembleia Geral. Caso seja aprovado um novo estado, o da palestina, como ficará a cara do Tio Sam? Pode até ser que não, mas nos parece hoje à única saída para o conflito que se arrasta sem fim no Oriente Médio, um tratamento respeitoso, uma diplomacia igual, uma derrota americana. VEM AÍ O DIA 20.









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