segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

NELSON GONÇALVES E O VESÚVIO



NELSON GONÇALVES E O VESÚVIO
Clerisvaldo B. Chagas, 19 de dezembro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.804

VESÚVIO. IMAGEM: (GUIA GEOGRÁFICO).
Ouvindo uma velha música de Adelino Moreira, lembramos os vulcões ameaçadores de hoje em várias partes do mundo.  Mas ficou na história da humanidade a mais famosa erupção de um vulcão chamado Vesúvio.
O fato ocorreu na manhã de 24 de agosto de 79 d.C., no sul da Itália. O vulcão Vesúvio entrou em atividade depois de uma violenta explosão, lançando poeira, cinzas e rochas que chegaram a alcançar 20 quilômetros de altura e se estenderam em terra por 15 quilômetros.
Os habitantes da cidade de Pompeia, 16 mil pessoas, refugiaram-se como maioria dentro das casas. Em pouco tempo o material do vulcão, em grande quantidade, cobriu em poucas horas a cidade pelas cinzas. O vulcão ainda não havia expelido lavas. Muitos morreram soterrados e intoxicados pelos gases. Tudo impedia a fuga dos moradores.
Na manhã do dia seguinte, o Vesúvio continuou em erupção derramando grande quantidade de lava cobrindo a cidade de Pompeia que era um dos núcleos habitacionais mais importantes daquela região.
Após a tragédia, a cidade de Pompeia ficou esquecida e soterrada por mais de 1.700 anos. Somente em 1748, com escavações na área por alguns operários, Pompeia foi redescoberta.
Daí para cá, inúmeras escavações foram realizadas, desenterrando mais da metade das ruínas da cidade. Foram encontrados vários corpos petrificados nas mais diversas posições em que foram surpreendidos.
A paisagem do lugar foi bruscamente transformada. Mas tudo que foi soterrado pelo Vesúvio, como móveis, pessoas, obras de arte, utensílios, serviu para os estudos que se desenvolveram mostrando como se vivia naqueles tempos, logo depois de Cristo.
Assim o grande compositor Adelino Moreira compôs para Nelson Gonçalves a canção: “Esta noite ou nunca”, em que acaba imortalizando também o raivoso vulcão. Na última estrofe da belíssima canção, diz o cantor com seu vozeirão, ligando o amor à Geografia:

“(...) Sou uma fogueira crepitando
Vesúvio de lavas colossais,
Esta noite ou nunca, meu amor,

Amanhã será tarde demais”.

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domingo, 17 de dezembro de 2017

ENTERRANDO OS SINOS


ENTERRANDO OS SINOS
            Clerisvaldo B. Chagas, 18 de dezembro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.803

BÊNÇÃO DE NOVOS SINOS EM APARECIDA. FOTO: (G1).
Conversando com amigos a respeito da potência dos sinos de Igreja Nova e da Matriz de Senhora Santa Ana, de Santana do Ipanema (Alagoas) entramos em parte da história do sino no mundo.
Dizem que foi na China que teve início a história do sino, no ano de 3000 a.C. A Igreja tinha o sino como coisa pagã e só foi reconhecê-lo no decorrer do século II d.C., para anunciar os Evangelhos e chamar os  fiéis para as reuniões. No século VI os monges missionários introduziram os sinos na Europa Central.
Fabricar sinos desde os enormes aos simples sininhos de bois de carro, sempre foi uma arte. Foi a partir do ano de 1600 que surgiu a técnica de produzir determinados timbres, notas e até melodias. Falam que a partir daí, foi possível fazer soar vários sinos ao mesmo tempo sem dissonância.
Quanto ao fabrico, é fantástico o ritual. O sino é composto de 20% de estanho e 80% de cobre, levando-se em conta a espessura, o timbre que se quer, o preparo da matéria e o escorrimento do material fundido para dentro da forma. Além disso, vem o misticismo: tem que se fazer silêncio e uma prece a Deus. Para que a forma não seja destruída ao atingir a temperatura de 1.150 graus, ela é enterrada no chão da oficina e o líquido incandescente escorre em sua direção por canais de tijolos. O sino só é desenterrado, quatro dias depois, com a temperatura normal. O molde é retirado e o timbre testado.
Um sino excelente soa a quilômetros de distância. Nas guerras antigas os inimigos invasores procuravam em primeiro lugar, calarem as vozes dos sinos que davam o alarme para os defensores. Muitos sinos, com o advento do canhão, foram transformados em canhões, pelos inimigos. Sinos foram derretidos para obtenção do estanho, durante as duas Grandes Guerras, no século XX.
Em Santana do Ipanema (AL), o quilombola apelidado “Major”, podia até não entender de fabrico de sinos; mas foi o Mestre dos mestres dos sineiros do município e da região.
Major é major, pois não.







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