domingo, 21 de março de 2010

O DRAGÃO DE SÃO JORGE

O DRAGÃO DE SÃO JORGE
(Clerisvaldo B. Chagas. 22.3.2010)

Os homens desse planeta continuam com o hábito inarredável de mando. Mandar é fazer dos outros escravos. O pior de querer mandar é mandar em tudo. E o pior de querer mandar em tudo é quando o mandante possui todos os defeitos contrários às virtudes. Podemos citar como exemplo, para não irmos longe, a área de atuação de qualquer prefeito do interior. Primeiro afasta a ideia de que é um gerente do povo e age como proprietário da prefeitura. Coloca na cabeça que é dono da vontade dos munícipes. Fora tantos e tantos absurdos que põe em prática, ainda acha pouco. Parte, então, para comprar o delegado, o juiz, os presidentes estaduais de partidos e assim por diante.
Lembro de certa vez quando apresentamos uma exposição cultural na AABB e fomos deixar um grupo de pagode no sítio Alto do Tamanduá. Ali pedi um tema: “É o dragão de São Jorge/ querendo comer o mundo”. Foi uma só animação com os casais dançando no barro batido e três mestres tirando versos com o mote solicitado. Difícil era encontrar rima para Jorge, mas eles remendavam e criavam, mérito maior do cantador.
Quando a ONU foi criada, os grandes se apoderaram da sua sombra como forma mais fácil de dominar os países do mundo. É uma espécie de associação que só quem manda é a turma do prefeito, digo, o Conselho formado pelos criadores. A ONU prega a democracia, mas ela própria pratica a ditadura que manda e desmanda com o famigerado Conselho Permanente. “Só nós e para nós”, devem pensar àqueles membros. Seria até bom que os países emergentes fundassem uma ONU paralela, juntamente com os pobres.
Quando o jornal britânico The Time diz que Lula pretende ser o secretário da ONU, mostra as virtudes do político brasileiro, mas vai logo advertindo sobre o desagrado aos Estados Unidos por o Brasil ter recebido Mohmoud Ahmadinejad em casa. Mostra também a intolerância da Inglaterra por causa da simpatia do Brasil pela Argentina no caso das Malvinas. Lula, não querendo canga no pescoço do Brasil, até falou na Jordânia sobre a tradição do Oriente em aceitar donos, isto é, incentivou um grito do Ipiranga naquela região. Daí vem à ameaça de que o presidente brasileiro seria barrado nas suas pretensões, por não rezar na cartilha dos ianques. O presidente Lula que se cuide. Não se atinge o palco peitando na multidão e sim com uma relação infindável de “dá licença, dá licença...” Como agem os prefeitos do interior do Nordeste, agem os membros do Conselho da ONU. Ou os de lá aprenderam com os daqui, ou os daqui aprenderam com os de lá. Mas assim como se construiu uma novíssima ordem mundial, pode-se construir uma nova ONU, muito embora a China e a Rússia já estejam confortavelmente em seus assentos perpétuos.
Não podemos esquecer ainda a parceria estratégica Brasil-França, ambos querendo se firmar como novas lideranças mundiais sem a tutela dos Estados Unidos. Tem muitas coisas no Globo que somente aguardando pacientemente os resultados. Algum acontecimento grande está para acontecer. Embora não acreditemos, esperamos que seja para o bem da humanidade. Mas do jeito que a coisa vai não parece distante a vinda gloriosa do DRAGÃO DE SÃO JORGE.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/03/o-dragao-de-sao-jorge.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário