quinta-feira, 11 de março de 2010

DECIFRAR ENIGMAS

DECIFRAR ENIGMAS

(Clerisvaldo B. Chagas. 12.3.2010)

Ainda na década da ditadura getulista, eram nomeados governadores e prefeitos (estes, chamados antes de intendentes). Nessa época difícil em que chefes do Executivo entravam e saíam a toda hora, o povo observava com grande indiferença o movimento político local. Foi assim que chegou a Santana do Ipanema o senhor Pedro Gaia, nomeado prefeito. Viera de Palmeira dos Índios e iria tomar posse no dia 28 de julho de 1938. Houve ainda discursos de meia dúzia que procurava mais beber do que outra coisa. Acontece que a indiferença popular transformou-se em entusiasmo com a notícia que chegou sobre a morte de Lampião, Maria Bonita e mais nove sequazes. O que iria ser para Pedro Gaia apenas um acontecimento corriqueiro celebrado na cúpula política, ganhou dimensão nacional imediata e até internacional. Esse foi o dia em que a “Rainha do Sertão” teve seu nome nas páginas de todos os jornais do mundo. Um caso de transformação do rotineiro para a felicidade, muito embora quando uma coisa é boa para uns é ruim para outros; quer dizer, dia de horror para o cangaço em Angicos, fazenda sergipana.
A visita do presidente Lula a ilha de Fidel Castro, rodou ao contrário do dia do empresário Pedro Gaia. Aplaudido com êxito por onde passou Lula com certeza pensava no sucesso que faria em Cuba. Motivos não faltavam para essa afirmação, tanto políticos quanto econômicos. Brasil hoje é garantia para Raul Castro que procura apoio visando sair do isolamento imposto pelos Estados Unidos. O caso do dissidente Zapata, (o da greve de fome), entretanto, aguardava o presidente brasileiro como uma arapuca bem armada na coincidência da morte do prisioneiro. Água fria na fervura. Da boca do nosso governante só saiu besteira por causa do momento infeliz daquele dia. Não podia fazer feio diante de Fidel e Raul. Lula conseguiu escapar dos dois dirigentes socialistas, mas não bateu bonito perante a opinião pública internacional. Lembram-se do caso de Jesus quando lhes quiseram pegar com a pergunta sobre imposto? “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Lula falou e disse asneira. Se tivesse calado teria sido ainda pior. No sertão nordestino é comum se dizer: “Hoje pisei em rastro de corno”. Como pernambucano é bem capaz do presidente ter citado a frase aos assessores. Uma coisa boa para a ruim.
Finalmente o terceiro caso. Esse não veio do ruim para o bom e nem do bom para o ruim. As duas situações vieram juntas. Aconteceu na posse do novo presidente chileno, Sebastián Piñera. O homem teve a felicidade de ser eleito, passa por uma situação terrorista com terremotos e tsunamis e, em pleno dia da posse, novos e fortes tremores no Chile. É como o aniversariante de 29 de fevereiro. O que presume esse marco na administração futura de Sebastián? Pedro Gaia pulou para o agradável; Lula caiu da escada e Sebastián irá governar entre a ciência e a superstição. Desejamos um ótimo final de semana aos nossos leitores internautas para que não tenhamos de DECIFRAR ENIGMAS.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/03/decifrar-enigmas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário