segunda-feira, 10 de maio de 2010

DISCUSSÃO DANADA

DISCUSSÃO DANADA
(Clerisvaldo B. Chagas. 11.5.2010)
Aqui na capital a vida também passa como no interior. Bem ali, ali mesmo no cruzamento com semáforos, um senhor pede esmola de modo diferente. Passa o dia inteiro no ponto, inclusive aos sábados, domingos. Cada fechada de sinal representa uma rodada para o homem de boné. Tudo é bem calculado: dias, horas, minutos, segundos. A presença do sinal vermelho é a ação imediata do pedinte que vai batendo devagar nos vidros dos automóveis e estendendo a mão. Como é muito calculista ele sabe quantos por cento das pessoas atendem aos seus apelos. Quem são os caridosos, homens ou mulheres? Novos ou velhos? Pretos ou brancos? O mendigo que se traja como qualquer pessoa comum sabe. Ele já passou dos sessenta, mas é durinho como um de cinquenta. O dia passa. Pela tardinha, vamos a uma farmácia no Bairro do Farol. Por coincidência, entra no estabelecimento o homem do boné. A senhorita do balcão vai atendê-lo com prioridade. E o mendigo do cruzamento despeja as moedas coletadas sobre o balcão de vidro. Arregaça os bolsos da frente. Desloca a bacia e enfia os dedos nos bolsos de trás. Enquanto os dedos caçam os cobres nos fundos do tecido, a moça vai perguntando se ainda tem. Os montinhos vão sendo separados pelos respectivos valores. Quase ao término da contagem a senhorita anuncia o montante de setenta reais. O homem ainda se torce todo em busca de outras moedas que lhes fogem aos dedos.
Analisando a contabilidade, setenta reais ao dia, durante o mês mais de dois mil reais. Pois o homem do boné fatura mais de dois mil reais por mês, no cruzamento dos semáforos. Questão de paciência e persistência. Compare agora com a grande maioria de empregados que batalha pelo salário mínimo.
Lá em Santana do Ipanema (minha terra) quando alguns homens se reuniam na porta maior da loja de tecidos de meu pai, de tudo saía. Lembro do poderoso e discreto comerciante José Acióli, quando mendigos apareciam. Balançava o dedo negativamente e dizia que pedisse ao governo. Para isso pagava seus impostos. O pedinte não entendia esse negócio de impostos, mas entendia o dedão trabalhando como palhetas de pára-brisa. Mas Acióli aconselhava aos seus que não negassem uma esmola às sextas-feiras. Já o comerciante-fazendeiro Izaías Rego, conhecido também pelo gênio forte e explosivo, despachava o mendigo com um pequeno esporro. Afirmava que só quem merecia esmolas eram cegos e aleijados.
Muitas religiões recomendam à esmola. Modernamente alguns padres não querem esse ato entre os que pedem nos templos. Querem sim, que o dinheiro dos fiéis procure os depósitos das próprias igrejas. Entre a religiosidade, o coração e as normas sociais, não está fácil de enquadrar o pensamento caritativo. Como o aborto, a discriminação racial, o uso da camisinha, o ato de dá esmola também se tornou polêmico. Isso dá uma DISCUSSÃO DANADA!


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/05/discussao-danada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário