segunda-feira, 25 de outubro de 2010

BINGO DAS MOTOS

BINGO DAS MOTOS
(Clerisvaldo B. Chagas, 26 de outubro de 2010)
     
     Domingo passado houve festa em Santana do Ipanema. Tudo por conta da realização de um bingo realizado no comércio local. Na Praça e Largo Professor Enéas Araújo e imediações, a multidão aglomerou-se para concorrer aos prêmios de cinco motos zero quilômetro. Como os domingos são vazios e monótonos no interior, o acontecimento virou festa. Muita gente de cidades circunvizinhas e até de mais distante, compareceu ao Largo tentando a sorte, favorecendo a alegria dos vendedores de alimentos e de gasolina. O sorteio do domingo foi movimentado pela Paróquia de São Cristóvão, visando reformar sua Matriz, situada no Bairro Camoxinga. É mesmo preciso melhorar os templos para um maior conforto aos seus fiéis e visitantes. A Igreja Matriz de São Cristóvão também precisa de mais espaço, mas aí teria que levar em conta indenizações aos prédios vizinhos para uma reforma arrojada e cara. A dimensão da paróquia, porém, necessita de uma obra física com o dobro do tamanho da atual.
     O bingo teve início entre os séculos XIII e XIV, na Itália. Em Gênova eram realizados esses tipos de sorteios, para substituições dos membros parlamentares. Algumas vertentes sobre o nome do jogo existem. Uma delas é que o bingo ganhou esse nome em Gales. Durante uma época difícil, os mineiros sentiam dificuldades em adquirir feijão. Quando essa comida surgia, os mineiros jogavam marcando as suas cartelas com os grãos, como ainda hoje se procedem por aqui. Quem ganhasse a parada, teria o direito de levar os grãos das cartelas dos companheiros. Assim o jogo veio da política, o nome originou-se da fome na Europa antiga.
     O problema é que de vez em quando o bingo vira febre e surgem espertalhões saídos de todos os segmentos. São denúncias e mais denúncias que aparecem e são chamadas ─ para suavizar a palavra ─ de irregularidades. Essas irregularidades tem colocado muitas conhecidas figuras para correr. Os bingos esporádicos pertencentes a entidades representativas são confiáveis, animam cidades, divertem pessoas e solucionam problemas. Isso até faz lembrar os grandes bingos de algumas décadas atrás, entre Paulo Afonso, cidade baiana, e Maceió. Somente Frei Damião era capaz de arrastar multidões semelhantes. Os maiores bingos pertenciam geralmente ao estado que dispunha da organização e do crédito para tais finalidades. E se ontem eram os carros dos sonhos máximos de consumo, hoje são as motos que fazem bastante sucesso entre as classes “C” e “D”. Esperamos que a Paróquia de São Cristóvão tenha atingido o seu objetivo. Que a noite do domingo passado foi animada foi. Muito melhor assim, em vez da crise do feijão, o desejável e esperançoso BINGO DAS MOTOS.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/10/bingo-das-motos-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário