terça-feira, 12 de outubro de 2010

HERÓIS DO CHILE

HERÓIS DO CHILE
(Clerisvaldo B. Chagas, 13 de outubro de 2010)
     Finalmente, após longo período de sofrimento, chega o dia do resgate em Atacama. Volta-se o mundo para acompanhar pela mídia o ato histórico que valoriza o ser humano. Há mais de dois meses soterrados, dando exemplos dignificantes extraordinários, os mineiros chilenos são os novos heróis do planeta. Quando casos assim acontecem, impressionam o espírito de solidariedade de qualquer país. Nenhum livro conseguiria dizer totalmente das angústias que se alojaram entre os familiares dos que estão no subsolo. Muitas coisas aconteceram nesse ínterim. Até criança nasceu e aguarda o pai que surgirá do seio da terra. A esperança de cima continuou tão verde quanto à de baixo; até parece que o próprio Deus vai pedindo calma e afirmando que tudo vai dar certo. Os familiares, nessa espera que parece não ter fim, além da luta psicológica, também enfrentam a adversidade climática. O calor enorme da luz, o frio intenso da noite. Todos os envolvidos ainda rezam para que não haja tremores no período do resgate, pois os terremotos são comuns na área e no Chile como um todo. Ninguém esquece que os prisioneiros da terra estão a setecentos metros da superfície.
     Quando se olha a ajuda enviada por outros países, como a dos Estados Unidos, através da NASA e de outros setores, fica a certeza de como é importante a solidariedade entre nações. Repórteres de quarenta países labutam ansiosos em torno da cápsula que resgatará os trinta e três mineiros. E parte do planeta vai assistindo ao vivo toda a movimentação de salvamento no deserto de Atacama. Nós brasileiros vamos, momentaneamente, guardando as alegrias pela conquista do tri, no vôlei, e pela vitória da seleção de futebol, para torcermos pelo êxito das operações chilenas. A cápsula que tem cinquenta e três centímetros de diâmetro iniciou sua ida e vinda de teste na hora desses escritos.
     Ao terminar o trabalho das várias equipes em conjunto, muitas coisas serão ditas, descobertas e revistas. Esse aprendizado psicológico e técnico deverá repercutir positivamente em todos os segmentos afins. As áreas de engenharia e medicina lucrarão por certo em suas novas pesquisas. Nesse momento, prancheta à mão, torno-me mais um devoto do êxito, ao vê o primeiro socorrista descer nas grades salvadoras. Rogamos a Deus que esse drama tenha o fim igual ao sorriso de otimismo do presidente Sebástian Piñera. Vamos encerrar esse trabalho com a emoção do hino chileno cantado pelos salvadores. Amigos, a emoção é de arrepiar! Aguardemos, então, o resgate completo dos HERÓIS do CHILE.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/10/herois-do-chile.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário