quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

NÃO SEJA CORNO

NÃO SEJA CORNO
(Clerisvaldo B. Chagas, 10 de fevereiro de 2011).

       De vez em quando surge na mídia algo inusitado que vai quebrando a rotina da eterna violência. Dessa vez a notícia deixou o cantinho da página para ocupar espaço de destaque no refinado humor eclesiástico. O fato aconteceu na cidade de Apucarana, norte do Paraná, diante dos fiéis que lotavam a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes. O padre Roberto Carrara, cansado dos atrasos burocráticos dos noivos paroquianos, passou a cobrar nada mais nada menos de que R$ 500,00 por atraso dos noivos com os compromissos assumidos com a igreja. A quantia, transformada em cheque virou caução. Chegar na hora marcada para o casório tem o cheque devolvido, caso contrário o “não borrachudo” irá para os cofres necessitados da Catedral. E se você pensa que isso foi imposição, pode tirar a potranca da chuva. O padre não é besta. Apresentou vídeo com a nave lotada e voto por aclamação dos seus seguidores. Celebrando ali há mais de vinte e sete anos, os setenta e um anos de idade lhes aconselhou acalmar os cabelos brancos com os quinhentinhos na caixa paroquial.
       Em Alagoas, recentemente, houve um fato que se arrastou como o “Bem Amado” da televisão brasileira. O padre do povoado Fazenda Nova, município de Olivença, resolveu cerrar as portas da igreja durante os festejos do padroeiro local. Daí em diante a comédia se prolonga em lances divertidíssimos, em entrevistas de puxa-sacos na rádio de Santana, cidade próxima. A coisa digna da fantasiosa “Sucupira” é de morrer de rir. Personagens: padre, bispo, prefeito, vereadores, puxa-sacos, locutor, carreiros, devotos e paroquianos que fazem lembrar o nosso romance “Defunto Perfumado”. Há pouco também um sujeito irado quebrou uma capela no município alagoano de Craíbas, a oitenta quilômetros de Fazenda Nova.
       Em Santana do Ipanema, na década de 40, havia um pároco, cujos males faziam-no bastante nervoso. Gostava de mastigar pilhérias raivosas, aos seus paroquianos. Entre outras passagens, certa feita o ministro de Deus entrou em polêmica com um noivo matuto alegando que não faria o casamento do moço por que ele não se confessara. Testemunhas acorreram em favor do indivíduo. O cônego Bulhões ─ tremendo de raiva ─ concordou em celebrar o casamento. Ao terminar, porém, a curtíssima cerimônia, o padre, que gostava de repetir palavras quando estava daquele jeito, disse para o noivo: “Viu, viu... Tomara que não seja corno!”
       O padre Bulhões, famígero no Sertão, Agreste e Baixo São Francisco, não teve a ideia do atual colega de Apucarana, Roberto Carrara, em cobrar os quinhentos reais pelos atrasos de noivos capiaus. Mas o padre Carrara, bem que poderia acrescentar aos seus castigos pelos atrasos dos nubentes (além de embolsar os quinhentinhos) a frase do sacerdote penedense: “Viu, viu... Tomara que NÃO SEJA CORNO!





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/02/nao-seja-corno.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário