terça-feira, 11 de outubro de 2011

MAIOR IMAGEM DO MUNDO

MAIOR IMAGEM DO MUNDO
Clerisvaldo B. Chagas, 11 de outubro de 2011

A maior imagem do mundo de Senhora Santana Ana, a avó de Jesus, está localizada em Santana do Ipanema, no estado de Alagoas, Brasil. A cidade de Santana do Ipanema foi fundada em 1787, com a construção de uma capela nas terras do fazendeiro Martinho Rodrigues Gaia, adquirente de uma grande sesmaria na região denominada Ribeira do Panema. Após a construção da capela, ali foi entronizada a imagem de Senhora Santa Ana e São Joaquim, trazidas da Bahia pelo missionário Francisco Correia, a pedido da esposa do fazendeiro, primeira devota de Ana por aquelas bandas. Após esse ato inaugural, a região passou a ser conhecida, então, por Santana da Ribeira do Panema. O nome evoluiu juntamente com a transformação local, sendo hoje Santana do Ipanema, cidade polo, capital do Sertão alagoano.
No último decênio do século passado, o “Escritor Símbolo de Santana do Ipanema”, Clerisvaldo B. Chagas, lançou a ideia de se construir em um dos morros circundantes e tradicional religioso, serrote do Cruzeiro, a maior imagem de Senhora Santa Ana, do mundo. Seria uma justa homenagem à santa que deu origem à cidade e município que levam o nome da avó do Cristo. Houve a princípio um movimento religioso da Paróquia e da cidade em geral. A população encampou a ideia. Entre profissionais, primeiro foi construído um horto artificial. Em seguida a base segura na engenharia e, em terceiro, a construção do gigantesco monumento feito por escultores de gabarito.
O monumento fez com que a cidade desenvolvesse a modalidade de turismo religioso. O ano todo chega romeiros em Santana do Ipanema, fazendo o comércio e a economia local crescer de forma assustadora. Durante o mês de julho, durante os seus festejos oficiais. A cidade recebe centenas de ônibus e outros meios de transportes, lotados de romeiros. São milhares de pessoas que surgem em Santana para conhecer, fazer e pagar suas promessas com a milagrosa senhora Santana Ana. Inclusive já se fala no pedido do Papa anterior, que havia pedido por duas vezes uma sede de bispado em Santana do Ipanema, mas as autoridades da igreja ignoraram o pedido do Santo Padre. Pode ser que agora, com essa intensa romaria, o pedido saia dos arquivos alagoanos e seja feita o pedido de Roma.
Quem conhece Santana do Ipanema, sabe que nada disso que está escrito acima é verdadeiro. Foi apenas uma ideia que poderia ter sido realizada pelos devotos da santa e boa vontade das autoridades diversas e o povo em geral. Não basta uma ideia. É preciso a ferramenta para alavancar o pensamento, de quem a tem à mão. Infelizmente “eles” são ciumentos e esquivos. E as coisas boas para a minha terra vão ficando apenas nos sonhos, nas quimeras, nas cortinas diáfanas de poetas e afins. Perdemos a MAIOR IMAGEM DO MUNDO. 

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/10/maior-imagem-do-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário