segunda-feira, 10 de outubro de 2011

OUVIDO DE TUBERCULOSO


OUVIDO DE TUBERCULOSO
Clerisvaldo B. Chagas, 10 de outubro de 2011

A multidão estava ali defronte o mercado. Não consegui saber de fato porque a multidão estava ali. Alguma coisa estava havendo para motivar o povo. Mas eu olhava para frente e nada distinguia. Quem estava ao meu lado não tinha cara de raiva, nem de interrogação. Os semblantes dos que estavam bem próximos, pareciam normais. Deu-me vontade de olhar para baixo, espiar para o chão. E lá estava uma banda de limão usada, concha para cima. Alguma coisa fazia vibrar a casca que provocava um ruído baixo, mas irritante. Um filete d’água passava perto, por entre os sapatos daqueles curiosos. Um homem muito conhecido, gaiato e inquieto, apontou-me com o dedo a casca. Nada disse, com a voz, mas eu ouvi e entendi.
─ A casca.
─ O que tem a casca?
─ Jogue.
─ Jogar em quem?
─ Jogue.
─ Não vou jogar casca em ninguém. Ninguém jogou nada em mim!
E o homem prosseguiu justificando, falando sem falar e eu entendendo. No beco havia muito lixo. No beco onde todos passavam. O beco era caminho de todos. Mas ninguém tirava o lixo. Mais lixo chegava ao beco. Todos passavam no lixo, menos o responsável dos responsáveis. Alguém ativa lixo em nós.
─ Quem?
E ele:
─ O “coroné”.
─ O “coroné!...” Ah, sim.
E eu peguei a concha de limão que ainda vibrava com seu ruído irritante e a joguei para frente em quem eu não via, mas uma coisa falava que eu estava jogando a concha no “coroné”.
Não existe segredo na política. Por mais secreta que seja a reunião, em poucos instantes o “coroné” vai saber. Ninguém sabe como ele sabe; ninguém vê como ele vê; ninguém entende como ele ouve. As ações do “coroné” não são boas. É ele quem coloca o lixo; é ele quem manda colocar o lixo; é ele quem entope seu caminho de lixo; ele quer você por sobre o lixo. Mas um dia ele vai saber que perto do lixo tem uma concha de limão, usada.  Essa casca está sequiosa para ser atirada no rosto do “coroné”! Você não pode deixar de juntar-se à multidão para atirar conchas vibrantes no “coroné”. Para se livrar do lixo. Do lixo que não lhe traduz. Do lixo que você não é. Não importa se ele vai saber, com seu nariz aquilino, com sua mão de ferro, com seu coração de onça, com seu “fio da peste” OUVIDO DE TUBERCULOSO.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/10/ouvido-de-tuberculoso_1615.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário