segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MINHA RUA



MINHA RUA
Clerisvaldo B Chagas, 25 de novembro de 2013
Crônica Nº 2092

Vendo na Internet companheiros de infância ausentes há tempos, chegam vez em quando as lembranças dos nossos passos na aurora da vida na Rua Antônio Tavares, a primeira rua de Santana. Essa via onde moravam os meus pais estava sempre em festa pela movimentação das pessoas adultas e da meninada. Lembro muito bem da vizinhança. Ali do outro lado, na parte alta, chegava de Olivença o senhor Manezinho Quiliu com a família cheia de moças, para ornar o trecho. Do povoado Pedrão, município de Olho d’Água das Flores, veio o senhor Antônio Marceneiro, dona Maria Neris e seus filhos. Mulher de garganta boa, costureira e puxadeira do Ofício de Nossa Senhora, onde fosse convidada. Zé Urbano e Dona Florzinha com meio mundo de filhos; o esquisito Alfredo Forte, sapateiro e ermitão com duas filhas que não saiam de casa.
Aquele jogo de bola na rua poeirenta irritava minha mãe, Helena Braga das Chagas. Lá ia o Antônio Januário Neris jogando na defesa e frustrando todos os nossos ataques com suas paetadas. O senhor Júlio Pisunha fabricava colchões de junco para vender na feira. Demolido o imenso casarão, feita a reforma, Carrito passa a negociar numa bodega de esquina e aconselhar o povo. Seu Né Lecor mostrava mansidão grande nos cabelos brancos e no puxado dos cigarros. Cubava terras e diziam que na juventude fora cabra macho. Dona Ester de José Camilo lia histórias de cordel para nós. Quando as boiadas passavam até davam medo aos moradores. Seu Antônio, pai de Severino, vendia doces da distribuidora NEUSA. Ali pertinho morava Dona Zora, cujo nome me chamava atenção. Antonio Porqueiro e sua filharada moravam na casa onde fora de dona Zifina, avó do escritor Oscar Silva. Otávio Marchante fora ocupar a casa do senhor José Camilo e já era o torcedor número 1 do Ipanema, time de futebol da cidade. A ximbra, o pinhão, a bola, corriam soltos na antiga Rua do Sebo de tantas tradições. Os primeiros namoricos começavam a povoar nossas cabeças ocupadas com recreios. Na Rua Antônio Tavares (finado dono de padaria) tinha de tudo, inclusive de juventude, era MINHA RUA.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/11/minha-rua.html

Um comentário:

  1. Caro professor Chagas: O meu boa-noite.
    Estou neste momento recebendo suas boas informações através o amigo José Mendes Pereira. Meu conhecimento (via Internet) até aqui tem sido com os nobres pesquisadores MENDES, Dr. Rangel e Dr. Archimedes.
    Estou escrevendo um modesto trabalho sobre o cangaço, cujo livro receberá o título O CANGAÇO A SER ANALISADO À LUZ DA PSICOLOGIA E DA SOCIOLOGIA, e, estou sempre realizando minhas pesquisas nos escritos dos experientes pesquisadores. Assim é mais um cronista e articulista com o qual neste momento me deparo.
    Fico grato ao caro Mendes e estarei lendo suas matérias em seu blog ou em MENDES E MENDES.
    Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha-Ba. e-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir