quinta-feira, 28 de novembro de 2013

JUMENTO E PADRE



         JUMENTO E PADRE
Clerisvaldo B. Chagas, 29 de novembro de 2013.
Crônica Nº 1095

Jumento (Wikipédia).
Desde as décadas mais distantes no Nordeste que os entendidos já diziam que Sertão só prestava para polícia e cangaceiro. Não sabemos, amigos, se alguém perguntou isso aos chefes de volantes como Aniceto, João Bezerra, Manoel Neto, Zé Rufino ou ao bandido Lampião. O certo é que sempre fomos pródigos em ditados populares no Brasil, especialmente na Região Nordeste, onde a filosofia corre na boca de todos, inclusive dos analfabetos. Foi assim também que filosofou o repentista quando o companheiro de cantoria falava na brabeza da seca:

“Eu tava me sustentando
De fruta de macaúba
Mas o galho ficou alto
Eu não conheço quem suba
De vara ninguém alcança
De pedra ninguém derruba”.

E por falar em seca, inventaram também outro adágio interessante a respeito do assunto: “Da seca do Sertão só escapa jumento e padre”. Padre porque sempre gozou de mordomia alimentar nas caatingas sertanejas; jumento porque quanto mais seco fica o tempo, mas o bicho engorda comendo tudo que aparece à frente, inclusive casca de pau.
Agora nesse Sertão velho de meu Deus, o progresso anda a cavalo, mas os assaltos chegam de supersônicos. Virou moda em Santana assaltar mercadinhos, porém, ao perder a graça, fizeram novo lançamento migrando para as lojas do Comércio, calçadas residenciais e escolas do governo. Ninguém tem mais lugar seguro em Santana do Ipanema. O cão tá solto e a população há muito reclama do desarmamento para pessoas decentes.  A conversa de ouvido a ouvido é uma só: é preciso um governo forte que faça uma limpeza geral no país inteiro, para começar tudo do zero. Ninguém sabe até quando a população vai aguentar sem agir em bloco como no Velho Oeste americano. Uma coisa apenas sabemos: isso estar ficando cada vez mais perto. Enquanto a limpeza geral não vem, o que se pode fazer ainda é filosofar como nossos avós. Dessa violência que tomou conta da capital e do interior, não escapa ninguém, nem mesmo JUMENTO E PADRE.  

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/11/jumento-e-padre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário