terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

A BRAVURA DAS MULHERES QUILOMBOLAS


A BRAVURA DAS MULHERES QUILOMBOLAS
Clerisvaldo B. Chagas, 19 a 21 de fevereiro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2. 265
 
(CRÉDITO: ANDRÉ PALMEIRA/AGÊNCIA ALAGOAS).
Muito bem feita, merecendo prêmio, a longa reportagem do  jornal Tribuna Hoje, sobre a “Terra da Laranja Lima” e a bravura das mulheres quilombolas. Sendo o maior produtor de laranja lima do Brasil, Santana do Mundaú, Alagoas, a cerca de 100 km de Maceió, teve seus laranjais invadidos pela praga da mosca negra que reduziu sua produção em mais de 40%. Isso aconteceu há três anos quando a praga atingiu quase 100% dos laranjais, prejudicando 2.000 agricultores familiares, entre eles, o de três comunidades remanescentes quilombolas. Foi quando 20 mulheres das comunidades Filuz, Jussara e Mariana reagiram à situação e foram à luta. Guiadas pela ideia da Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil do Estado de Alagoas, foram bater à porta da Cooperativa Pindorama, em Coruripe.
A Pindorama, uma das mais organizadas cooperativas do Brasil e com mais de 60 anos de fundação, passou lições importantes para as guerreiras mulheres quilombolas, inclusive como gerenciar uma cooperativa e como diversificar os seus produtos. As empreendedoras, então, fundaram uma cooperativa há dois anos e mais o “Instituto Irmãos Quilombolas”. Hoje as comunidades diversificaram a produção que além dos cítricos, cujo carro chefe é laranja lima, produz, jaca, banana, laranja, tangerina e outras frutas, hortaliças e guloseimas como pé de moleque, bolo de massa puba e macaxeira, tapioca, beiju e outras delícias. Os produtos da Agricultura Familiar são todos orgânicos e vendidos na própria região.
Cerca de 120 famílias quilombolas foram beneficiadas e ainda implantaram uma feira livre própria que garante o escoamento da produção. Graças a força de vontade dessas 20 mulheres empreendedoras essa região do Vale do Mundaú, passou a viver outra realidade que não respeita essa tal de mosca negra.
Santana do Mundaú, na Zona da Mata, é banhada pelo rio Mundaú, tem como padroeira Senhora Santana e conta com cerca de 11.000 habitantes.
Bem que bateu à vontade de conhecer de perto as heroínas quilombolas.
Ê... Sangue de Zumbi.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/02/a-bravura-das-mulheres-quilombolas_18.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário