quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

GRUPO ORMINDO BARROS


GRUPO ORMINDO BARROS
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de fevereiro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.260

ESCOLA ORMINDO BARROS (FOTO: B. CHAGAS/LIVRO 230)
Estamos caminhando para os 66 anos de fundação do Grupo Escolar Ormindo Barros, em Santana do Ipanema, Alagoas. Contando apenas com o Grupo Escolar Padre Francisco Correia (1938) no Bairro Monumento, era preciso também uma escola de porte no grande Bairro Camoxinga. Foi assim que em 11 de maio de 1954, foi inaugurado na parte baixa do bairro, o estabelecimento estadual que equilibrou o sistema de estudo na cidade, seis dias após a inauguração do Ipanema Atlético Clube. O museu do município somente seria criado cinco anos depois. Implantada a nova escola, uma rivalidade salutar surgiu espontaneamente entre bairros e estabelecimentos. A concorrência, mesmo sendo tudo do governo, fez crescer em muito a educação santanense.
Mais tarde, ainda dentro do século XX, outras escolas foram ocupando espaços com a expansão da urbe. A escola do município, Santa Sofia surgiu quase na entrada do bairro que estava iniciando seu estiramento, o Lajeiro Grande, na gestão Nenoí Pinto. Na região da COHAB Velha, foi inaugurada a Escola Helena Braga, na gestão Isnaldo Bulhões. Após muitos anos funcionando pelo estado, volta a ser comandada pela municipalidade. Essas unidades foram pontos chaves na estratégia do ensino urbano. Entretanto, inúmeras outras escolas municipais e particulares, acompanharam o desenvolvimento santanense. Com a fundação do Colégio Estadual Deraldo Campos, em 1964, consolidou-se a área educacional e, o crescimento em todos os níveis não para de crescer.
Atualmente, a cidade de Santana do Ipanema é polo educacional respeitado. Sua influência conseguiu evitar um verdadeiro êxodo da juventude santanense e sertaneja para centros maiores. Seus cursos superiores atuam nos Bairros Floresta, Domingos Acácio e Lagoa do Junco. Estão presentes na “Rainha do Sertão”, a UNEAL, o IFAL e a UFAL, porém, já se vislumbra outros cursos particulares como Direito, Enfermagem e Medicina.
Tudo teve início com o primeiro casal de professores ainda nos tempos de vila. Trata-se do coronel Enéas Araújo e sua esposa Maria Joaquina, filha de Águas Belas, Pernambuco. Logo, logo, a educação da terra atingirá outros patamares jamais imagináveis.
Vem por aí o aniversário da Escola Ormindo Barros.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/02/grupo-ormindo-barros_12.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário