quinta-feira, 28 de maio de 2020

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\v
NAMORANDO NA FEIRA
Clerisvaldo B. Chagas, 29 de maio de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.
Ad
 FOTO: B, CHAGAS/ARQUIVO
(FOTO: DIVULGAÇÃO)



Não sabemos os critérios de espaçamento de pessoas e outras providências, mas amanhã, sexta-feira, haverá mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, em Santana do Ipanema, no Bairro Monumento, defronte a Secretaria da Agricultura e vizinha à Caixa Econômica. Já conhecida popularmente como “Feirinha”, o movimento antecede a grande feira do sábado, quando expõe ali produtos da terra sem nenhum tipo de veneno. A feirinha já conquistou espaço e gente para a compra dos seus produtos da terra, do criatório, das artes e da culinária campesina. Um dos  ítens da “Feirinha” que conquista a clientela exigente, é a sua limpeza no chão, nas bancas e no entorno, coisa não observada na feira grande dos sábados. Aliás, as barracas são padronizadas e atrativas. O que você espera encontrar? Raízes, hortaliças, frutas e legumes, galináceos, doces diversos diretamente do campo, não faltam.
Sempre aparecem aqueles produtos que quebram a rotina como a castanha assada, mel de abelha de flores da caatinga, coco verde, feijão-de -corda, ovos de capoeira e ovos caipiras da Associação local. Encontramos ainda artesanato de tecidos e sucatas. Os produtos não possuem atravessadores, são vendidos diretamente ao consumidor, melhorando assim a renda dos agricultores familiares que praticam a chamada agricultura de roça. O cliente também é beneficiado pois o compromisso é ofertar produtos se agrotóxicos e de qualidade. O cliente fiel da “Feirinha“ ainda pode fazer encomenda para a próxima sexta, dos produtos do campo: um pavão, um peru, ovos de guiné ou mesmo ervas medicinais que não faltam nas diversas comunidades.
As feiras em geral, iniciaram na Idade Média, quando os camponeses levavam seus produtos para a parte externa dos castelos, conseguindo chegar aos dias atuais. Lamentavelmente, os aglomerados sem critérios de organização e higiene fazem desses encontros semanais, também um foco de imundície que tange muita gente para os supermercados. Estamos falando das feiras grandes e gerais, que não conhecem regras de civilidade nem freios.  Mas a Feira da Agricultura Familiar em todas as cidades do estado, traz uma organização estudada desde o início.
Fui procurar um amigo e o encontrei na “Feirinha”. Achei estranho pois o amigo nunca foi de fazer feira, mas a resposta estava exposta: “Estava namorando cara”. Essa você não compra, conquista. Sei não... Só sei que será amanhã no Bairro Monumento.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/05/v-namorando-na-feira-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário