terça-feira, 12 de outubro de 2021

 

DEGUSTANDO SERTÃO

Clerisvaldo B. Chagas, 13/15 de outubro

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.596



Muitas iguarias tradicionais do Sertão, desapareceram definitivamente, outras retornaram aos poucos para matar a saudade dos apreciadores do que é bom. Culinária sertaneja, rica em comidas de origens africanas, indígenas, juntamente com a portuguesa, são delícias nordestinas. A fuba, chamada por nós sertanejos, é a massa do milho para fazer o cuscuz. Já o fubá é o milho triturado, em pó que se come com açúcar. Desapareceu da nossa cidade o cidadão que vendia fubá numa panela enorme pelas ruas da cidade. Panela à cabeça, calado, mas os clientes já sabiam. Onde está o fubá? Precisamos de fubá. O xerém também foi desaparecendo das feiras, das ruas, e só se encontra em pacotes industrializados. O xerém da roça era feito moído em pedra-mó.

Mas ressurgiu nas ruas da cidade, o vendedor de mungunzá. Carroça de mão e utensílios acoplados haja a gritar: Ui-ui! Ui-ui! E o povo cerca o carrinho a pedir um copo de chá-de-burro, com também é chamado por aqui o mungunzá. Mas, na feira de Santana também está de volta essa delícia africana. Uma senhora da zona rural, especialista em tapioca gigante, tem ao lado da sua banca, uma filha que está iniciando a venda do mungunzá. Ela pede aos clientes que classifiquem a iguaria porque está fazendo testes. Mas os seus testes já estão sendo aprovados com nota máxima e vamos viciando no chá-de-burro da morena sertaneja. Quer dizer, seu café está garantido aos sábados com a tapioca e o mungunzá de mãos ruralistas.

A propósito, o mungunzá, além do chamado milho branco desolhado, leva ainda leite, leite de coco, leite condensado, cravo e canela em pau. Ah, feira de Santana! Se queremos implementar mesmo o turismo, precisamos lembrar também da nossa culinária esquecida, incentivá-la para trazermos de volta definitiva as guloseimas que deliciam o turista e a nós mesmos. Essas tradicionais guloseimas estão sempre presentes no povoado Pé-Leve, além de Arapiraca, na própria capital do fumo que preserva a tradição e na rodovia da Barra Nova, em Marechal Deodoro.

Vamos passear no Sertão, gente!

Boca cheia e pança estourando, Ave!

MUNGUNZÁ (IMAGEM: SIMEONI/GLOBO)


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/10/degustandosertao-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário