domingo, 24 de outubro de 2021

 

EXTRA! EXTRA! SANTANA DO IPANEMA.

Clerisvaldo B. Chagas, 25/26 de outubro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.600


 

Vivendo um Boom de progresso, Alagoas vem mais uma vez anunciar alvissaras ao povo alagoano. Com tantas AL já realizadas ou anunciadas, principalmente em nosso Sertão, como a duplicação Arapiraca – Delmiro Gouveia, via- Batalha, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado. Ficamos alegres com essa duplicação, porém, tínhamos dúvidas se o trânsito pela BR-316, via- Palmeira dos índios, tradicional rota dos santanenses a Maceió, não ficaria esvaziado! Uma rota tranquila, tradicional e segura. Como adivinhando nossos pensamentos, eis que o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, anuncia a duplicação da BR-316, trecho Maceió – Pilar. Isso proporcionará maior segurança ao trecho mais movimentado de Alagoas, na planície litorânea, incluindo as onze curvas perigosas de Satuba, no vale do rio Mundaú.

Mas para vibração do povo do Sertanejo e que habita toda a extensão da BR-316, o ministro afirma que a duplicação continuará em direção à cidade de Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema.... A primeira estrada asfaltada de Alagoas, Palmeira-Maceió, continua estreita e sempre precisou de uma duplicação. Já o trecho Palmeira do Índios- Santana do Ipanema, Carié, Inajá (PE), é uma estrada larga, boa e segura. E se agora entra nos planos imediatos do ministro da Infraestrutura, melhor ainda. Isso poderá beneficiar municípios como Atalaia, Maribondo, Belém, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Cacimbinhas, Dois Riachos, Santana do Ipanema e, se houver prolongamento, ainda Canapi até a fronteira com Pernambuco. Isso fora municípios atingidos indiretamente, com acessos, a exemplos de Minador do Negrão, Poço dos Trincheiras, Maravilha e Ouro Branco.

Bem que diz o sertanejo: “quando terminam as terras de Nosso Senhor, começam as de Nossa Senhora”. Com essa nova estrutura muitos e muitos outros empreendimentos acontecerão no trecho e nos municípios citados, permitindo um desenvolvimento contínuo e jamais visto por essas bandas. O transeunte viaja sem medo algum pela BR-316, de dia ou de noite, achando-a mais segura do que pelas ALs que levam a Arapiraca, por causa dos longos trechos desabitados entre cidades. De qualquer maneira, não devemos contar com o ovo dentro da galinha. Aguardar, aguardar que políticos têm conversas que o cão duvida.

 TRECHO URBANO DA BR-316 EM S. DO IPANEMA (FOTO: ÂNGELO RODRIGES)


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/10/extraextra-santana-do-ipanema.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário