terça-feira, 26 de julho de 2022

 


ENCERRADOS FESTEJOS À PADROEIRA

Clerisvaldo B. Chagas, 27 de julho de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.741


 

Foi encerrada ontem, 26 de julho, em Santana do Ipanema, mais uma edição dos festejos à Senhora Santana, Padroeira do nosso município. Pela manhã houve missa solene com o presidente Monsenhor José Augusto Silva com a nave completamente lotada pelo povo e a presença de mais de dez padres da região. A missa aconteceu às 9 horas e 30 minutos, mas houve outra missa solene que marcou o período da tarde, celebrada pelo Bispo Diocesano, D. Manoel. Logo após a missa vespertina, teve início a tão aguardada e tradicional procissão pelas ruas da cidade. Com a Bênção do Santíssimo Sacramento e mais foguetório foi encerrada a Festa de Senhora Santana, neste dia de feriado municipal.

Essa tradição religiosa remota ao século XVIII quando Senhora Santana e São Joaquim foram introduzidos na região da Ribeira do Panema, pelo Padre Francisco José Correia de Albuquerque O casal de santos viera da Bahia especialmente para ser entronizado numa capela ainda a ser construída pelo padre Francisco nas terras do fazendeiro Martinho Rodrigues Gaia cujo solo formaria a futura cidade Santana do Ipanema.

Os festejos em pleno inverno santanense com tempo nublado, frio e um misto de estio e chuvas, acontece ao mesmo tempo no mundo inteiro onde a avó de Jesus for a padroeira. Desse modo não se pode mudar a data instituída pela Igreja Católica Apostólica Romana.

Durante o novenário, inúmeros santanenses retornam à terra em que nasceu para uma participação ativa nos movimentos sacros e profanos que caracterizam a Festa de Senhora Santana. Muitos chegam de outros município e estados movidos pela fé e para pagar promessas de graças alcançadas.

Santana do Ipanema encerra um período de dois meses de festas grandes e diversas que atraíram multidões, assoberbaram  pousadas e hotéis da cidade e do entorno. Continua a Rainha e Capital do Sertão, a convergir a gente sertaneja para suas ruas comércio, repartições públicas e templos disseminados pela cidade, crescendo no vigor e na fé da sua excelsa PADROEIRA.

VIVA SENHORA SANTANA!!!

 

 

 

 

 

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/07/encerradosfestejos-padroeira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário