terça-feira, 27 de setembro de 2022

 

APRENDENDO

Clerisvaldo B. Chagas, 28 de setembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.775






 

No Sertão, o costume de tradições centenárias é chamar os rios de ribeira.  A foz, independente do seu tipo, é denominada barra. Entretanto, o termo barra, é utilizado em todas as regiões do estado. É uma herança portuguesa, inclusive documentada nas famosas sesmarias e que se perpetua até os tempos presentes. Lembre-se do litoral: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel... (barra do rio Santo Antônio, barra do rio São Miguel). A foz de um rio é o lugar onde o rio termina, onde despeja suas águas. Também é chamada de barra, desaguadouro e desembocadura. A foz pode ser em forma de delta, de estuário e mista. A forma delta é caracterizada por obstáculos que dificultam o pleno escoamento das águas. Exemplos: ilhas grandes ou pequenas, altas ou baixas. Na forma estuário, não existem obstáculos, as águas escoam livremente.  E na forma mista, são encontrados os dois modelos e cabe distingui-la.

Existe em nosso litoral uma forma generalizada de costas de rias. Isso acontece na vertente dos nossos rios que escorrem para o oceano Atlântico. Temos muitas costas baixas e o mar invade a foz do rio, até penetrando pela terra adentro. Também essas rias são chamadas de barras afogadas. Os nossos rios alagoanos que escorrem na zona da Mata, são da vertente do oceano, isto é, despejam no oceano atlântico. Já os rios do Sertão e do Agreste, pertencem a vertente do São Francisco. Assim como são formadas as lagunas nas costas baixas do litoral, também acontece a formação de lagoas ao longo do rio São Francisco. Essas lagoas são formadas pelas águas do “Velho Chico” que invadem as partes mais baixas (várzeas) dos terrenos das margens. Nem todos os municípios do São Francisco têm os terrenos rebaixados, isto quer dizer que não são todos que possuem lagoas. Elas são regionalmente famosas e de nomes interessantes.

As várzeas estão ou não ocupadas pelas águas do São Francisco, conforme as cheias do rio. Quando cheias, elas são excelentes lugares de pesca. Quando secas, abalizados lugares para

o criatório – pela sua pastagem fertilizada pela última cheia – e para produção de frutas como a chamada “manga Maria” de excelente qualidade.

Muitos rios famosos do Sertão desembocam nas imediações de Piranhas, Pão De Açúcar, Belo Monte e Traipu. Outros, no município de Delmiro Gouveia. Rios do sertão: Traipu, Ipanema, Capiá, Moxotó, (rio de fronteira), Farias, Riacho Grande, Desumano, Jacaré e outros mais.

Esperamos que tenha gostado da revisão de hoje.

LAGUNA PARANÁ, SECANDO, EM TRAIPU – RIO CAPIÁ, CHEIO, EM OURO BRANCO: FOTOS: “REPENSANDO À GEOGRAFIA DE ALAGOAS). AINDA INÉDITO.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/09/aprendendo-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário