PIAÇABUÇU – COOPAÍBA Clerisvaldo B. Chagas, 18   de fevereiro de 2026. Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 3364   P...

 

 

PIAÇABUÇU – COOPAÍBA

Clerisvaldo B. Chagas, 18  de fevereiro de 2026.

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3364

 



Para variar a  paisagem do Sertão, fui parar em Piaçabuçu, cidade da foz do São francisco. Fiquei admirado com a paisagem tão diferente, tanto urbana quanto rural. Os imensos coqueirais da região muito me impressionaram, inclusive  em homens e mais homens que passavam armados de facões. Soube localmente que eram profissionais tiradores de coco. Encantou-me também a culinária do lugar. Almoçamos em casa de uma famíla conhecida de uma das nossas acompanhantes. Ouvimos também reclomações de mulheres sobre a carestia em Piaçabuçu, quando uma delas disse: “Aqui é onde judas perdeu as botas”, como se a carestia da época estivesse apenas naquele núcleo ribeirinho. Eu nem queria voltar mais para o Sertão diante de tanta curiosidade e coisas bonitas.

Acho mesmo que foi na época da fundação da cooperativa que se faormava para o beneficiamento do coco. Tempos depois, quis ir até Piaçabuçu para fotografar o Ponto Extremo Sul do estado, quando estávamos pesquisando e escrevendo REPENSANDO A GEOGRAFIA DE ALAGOAS. Entretanto, não conseguimos viajar para os nossos objetivos. Mas agora, temos o orgulho  do êxito crescente da Cooperativa Coopaiba que vem se destacando no estado e, consequentemente, melhorando o padrão de vida dos seus cooperados e  da simpática cidade, onde o rio São Francisco se encontra com o mar. É muito salutar e gratificante reportagens de empreendimentos que elevam o nome de Alagoas. Ah! O coco e seus derivados, culinária das nossas raízes.

O artigo sobre a Cooperativa me faz recordar a uma viagem a Caruaru. Em certo armazém, me chamou  atenção uma embalagem de manteiga e fui direto ao pote. Também direto as sua sorigens e estava lá escrito no rótulo que a manteiga de primeira qualidade era de Batalha, Alagoas. Pense no júbilo do impacto. Quem ama sua terra é assim, torce de corpo e alma pelo progresso que vai além fronteiras. Pois, que a cooperativa familiar de Piaçabuçu, cresça cada vez mais e encontre seus destaques em terras nordestinas e brasileiras e quiçá, em otros países que importam os nosso produtos de qualidade.

PARABÉNS PIAÇABUÇU!

COOPERATIVA (DIVULGAÇÃO)

 

 



Nenhum comentário: