quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

LULA E SARKOZY

LULA E SARKOZY
(Clerisvaldo B. Chagas. 4.12.2009)

A visita atual do Presidente Lula a Alemanha, talvez tenha sido a mais significativa de todas. Luiz Inácio foi recebido pela imprensa como um dos líderes mundiais com direito ao Brasil 5ª economia em breve. Os jornais mais significativos não pouparam elogios ao presidente e ao nosso país, falando até em uma nova descoberta do Brasil pelos demais países do mundo. Chegou o Brasil do futuro, o Brasil da influência global que tanto desejávamos. Com antecedência, a França começou a estreitar encontros com muita propriedade. O país europeu possui seu departamento, a Guiana Francesa, como o nosso vizinho, fazendo parte também da região amazônica. A Inglaterra é a sombra dos Estados Unidos. Aliados desde a Segunda Grande Guerra, para aonde um vai o outro acompanha, formando juntos uma força descomunal. A Alemanha lidera a economia da Europa, trazendo naturalmente certo ciúme entre os membros da UE. A França, que também foi socorrida pelo Tio Sam na Grande Guerra, quer recuperar a liderança da Europa e partiu para uma linha independente dos Estados Unidos. Passou a discordar abertamente de tantas opiniões americanas e inglesas. Sarkozy, prevendo o papel que o Brasil iria desenvolver no mundo, resolveu encostar-se por aqui e aproveitar o formidável momento em que estamos vivendo. O presidente francês procura o lugar de liderança da Europa, consciente de que tem potencial para isso, embora saiba que não será fácil desbancar a Alemanha. É importante, entretanto que a França esteja na mídia. O estreitamento da amizade entre os dois presidentes tem permitido grandes investimentos franceses na terra tupiniquim. Só o trem bala que o Brasil quer construir custará R$ 34 bilhões e, a usina hidrelétrica do rio Madeira, Rondônia, poderá atingir os R$ 9 bilhões. Outros projetos franceses estão em evidência. Pela parte do Brasil, é significativa a compra de 5 submarinos franceses ─ sendo um nuclear ─ 50 helicópteros e mais os aviões caças com transferência de tecnologia. Os parceiros vão alcançando o objetivo. A França não fica sozinha na política do mundo e, o Brasil apóia-se na França para se projetar. Aliás, o relacionamento Brasil/França (país europeu), está bem melhor do que o Brasil com os estados da América do Sul. E se o próprio Obama diz que o Lula é o cara, por que duvidar? A Imprensa alemã, agora assinou em baixo.
O ano de 2010 aguarda uma entrada triunfal do Brasil. É preciso agora cautela até que chegue a copa para nos consolidarmos de vez no cenário mundial. Os investimentos estão chegando de todas as partes, fazendo com que a nossa moeda seja robusta. Não queremos apenas a modernização rápida da telecomunicação, mas de inúmeros outros setores para sermos cada vez mais competitivos, Entretanto, melhor qualidade de vida do nosso povo é o que almejamos em primeiro lugar. Continuamos atentos às jogadas do xadrez político do planeta. O Brasil precisa avançar os cavalos e acuar o rei. Chegou ao momento exato a parceria LULA E SARKOZY.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2009/12/lula-e-sarkozy.html

Um comentário:

  1. Meu pai Clerisvaldo B. Chagas, nascido, criado e vivendo em Santana do Ipanema todos esses anos. Altamente inteligente e grande cronista.Um dia serás reconhecido pelos seus conterrâneos e quiçá pelo Brasil. Meu pai, se há com quem vos comparar, seria com Alexandre Garcia ou Arnaldo Jabor. Viva à sua inteligência que "valsa" levemente e precisamente em diversos assuntos! Te amamos! Irene, Clerise e Clerine.

    ResponderExcluir