quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

RELEVANTE SERVIÇO

RELEVANTE SERVIÇO

(Clerisvaldo B. Chagas. 31.12.2009)



Satisfação imensa tive ao ler “O Legado do Professor e Geógrafo Ivan Fernandes Lima para Alagoas”, do também Geógrafo David Cristofher M. de Amorim. Este ensaio foi publicado no jornal Gazeta de Alagoas do dia 03 de outubro de 2009, às páginas A4 e A5.
Como nesse país só quem tem fama são cantor, ator e jogador de futebol, os nossos cientistas ficam esquecidos também em detrimento aos políticos. O trabalho do geógrafo e pesquisador David Amorim (estamos nos comunicando por e-mail) vem resgatar um dos autores mais cultos de Alagoas. Uma vida inteira lecionando Geografia possuo a obra do professor Ivan como a nossa bíblia geográfica. Esse livro com o título “Geografia de Alagoas”, foi adotado no antigo Curso Pedagógico que havia em Santana do Ipanema. Peguei-o com a minha esposa que fazia o curso, ficando admirado com o que vi. Ouro, puro ouro, o livro do professor Ivan. Ninguém até agora publicou obra semelhante no estado. Sobre Alagoas, o livro do professor passou a ser meu guia de cabeceira até o presente momento. Velhinho, soltando as páginas, manchado, continua bíblia porque ouro nunca deixará de ser ouro. Nem vendo, nem dou e nem empresto. Mas acuso também no “Legado do Professor”, outros trabalhos trazidos a lume pelo Amorim: “Maceió a cidade restinga”; “Ocupação Espacial do Estado de Alagoas”; “O Problema Geo-Sócio-Econômico-Político do Sururu Alagoano”; “Estudos Geográficos do Semi-Árido Alagoano: Bacias dos rios Traipu, Ipanema, Capiá e adjacentes”... Na verdade, nem precisava para mim, as palavras do emérito professor Aziz Nacib Ab’ Saber. Quem como nós apaixonados pela Geografia, encontramos a mina com a aquisição daquele exemplar para o Curso Médio.
A princípio eu queria fazer Geologia, curso que na época só havia em Recife, motivo que espantava esse desejo. Voltei-me para a Geografia. Pensava em ser geógrafo para o campo, terminei geógrafo para sala de aula. Hoje, conforme crônica publicada sobre a matéria cansei dos rumos incertos, dos conteúdos, das formas apresentadas pelas editoras. Quero geografia agora para consumo próprio. A vontade de fazer uma Geografia Física de Santana à altura do município e depois a de Alagoas, está quase morta pela falta de estímulo e verba. Mas essas palavras do último dia do ano, não foram para falar de meus trabalhos. Foi para reconhecer a feliz idéia do pesquisador Davi Amorim. Sua lembrança, iniciativa e ensaio, são dignos de louvor. O professor Ivan Fernandes de Lima é tudo o que disseram o pesquisador, Aziz e muito mais. Para Alagoas e para o Brasil, o professor Davi Cristofher M. de Amorim, em seu belíssimo ensaio, presta RELEVANTE SERVIÇO.

FELIZ ANO NOVO!

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2009/12/relevante-servico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário