segunda-feira, 18 de agosto de 2014

SÃO PEDRO E A SUA IGREJINHA (I)



HISTÓRICO EM SÉRIE DE 04 CRÔNICAS
SÃO PEDRO E A SUA IGREJINHA (I)
Clerisvaldo B. Chagas, 18 de agosto de 2014
Crônica Nº 1.241



Santana do Ipanema – Esta série de 4 crônicas, refere-se à igrejinha de São Pedro, no Bairro do mesmo nome em Santana do Ipanema. Elas me foram espiritualmente solicitadas por quem tem o direito e o prestígio divino de fazê-lo. Para o bom entendedor, ”meia palavra basta” como diz o povo.

 O Nordeste brasileiro é rico em religiosidade. Os mais diferentes santos são evocados pela sua população distribuída em nove estados desde o Maranhão ao pequeno solo sergipano. Destacam-se os santos José, Antônio, João e Pedro, com inúmeras histórias, lendas, festas e tradição que furam os tempos. No momento, porém, vamos restringir esse campo vastíssimo, sair do nordeste e voltar aos dias do Cristo, revisando São Pedro.
  Pedro aparece nos Evangelhos com o nome de Pedro, Simão Pedro, Simão Barjona (filho de João ou Jonas). Dizem que seu nome, Simão, deveria ter sido Simeão, mas teria sido interrompido para Simão, por influência do grego, Símon. Quanto ao nome Pedro, é apelido dado pelo Cristo: Cephas que significa rocha e, que vem do grego: Pêtros.
Pedro nasceu na Galileia, era pescador e exercia o ofício com André (seu irmão) e mais João e Tiago, filhos de Zebedeu, segundo a Bíblia. Ao se falar em sua sogra, deduz-se que Pedro era casado. Ao se dirigir ao rio Jordão com seus colegas, por causa da fama de João Batista, André o apresentou a Jesus. O Mestre simpatizou com ele e disse que no futuro Simão iria ser pescador de homens.
Pedro é citado 182 vezes no Novo Testamento. Divididas por quatro, as citações ficariam assim: 23 vezes no Evangelho de Marcos, 24 no de Mateus, 27 no de Lucas e 39 no de João, mais uma.
Ninguém pode contestar a sua liderança no início da vida cristã, mesmo com algumas discordâncias com Paulo.
Não se encontra muita coisa sobre Pedro, fora dos Evangelhos. Paulo preocupava-se em propagar e Pedro em organizar.
Pedro foi preso duas vezes e ainda existem dúvidas sobre a sua morte, entre a crucificação e o falecimento por velhice.
Os festejos a São Pedro acontecem no dia 29 de junho, é comemorado como dia santo, com fogueiras, comidas e bebidas típicas e bastante folclore. Dizem que ele tem as chaves do céu. Pedro entra no anedotário popular com muita ênfase, piadas e brincadeiras de risos soltos, porém, sem ofensas ao santo considerado bonachão, inteligente e ingênuo pelos seus devotos. Pedro é santo de enorme prestígio diante do Senhor.
·         * Continua amanhã.



 
















Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/08/sao-pedro-e-sua-igrejinha-i.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário