quarta-feira, 20 de agosto de 2014

SÃO PEDRO E A SUA IGREJINHA (IV)




HISTÓRICO EM SÉRIE DE 04 CRÔNICAS
SÃO PEDRO E A SUA IGREJINHA (IV)
Clerisvaldo B. Chagas, 21 de agosto de 2014
Crônica Nº 1.244

ALTAR-MOR (Foto: Clerisvaldo).
SÃO PEDRO (Foto: Clerisvaldo).
O altar-mor da igrejinha de São Pedro abriga três imagens principais. Ao centro, apresenta-se Jesus, crucificado. Ao lado direito do Cristo, vamos encontrar a antiga e original imagem do titular e padroeiro do bairro. No lado esquerdo, a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, comprada pelo próprio pároco, Adauto.
Mais adiante, dois outros altares, cada um de um lado, parecem pedir a senha de entrada ao visitante. À direita, Santo Antônio que manteve a tradição do seu abrigo naquele templo. À esquerda a imagem de São João que quase faz o historiador pular de alegria ao encontrá-la. É que essa imagem é do santo original da igrejinha de São João, do Bebedouro/Maniçoba. A igrejinha de São João foi construída por José Grande e seus familiares em 1917, como promessa para debelar a gripe da I Guerra Mundial que matou muita gente no mundo (livro: “O boi, a bota e a batina, história completa de Santana do Ipanema”, da nossa autoria). Depois de profanada, a igreja ficou ao abandono e ruiu. A imagem de São João foi recolhida e restaurada em Bom Conselho, encaminhada pelo pároco local e, hoje faz parte do acervo da igrejinha de São Pedro.
Na sacristia está a exposição de fotos com a imagem do Papa Francisco, do bispo diocesano D. Lucênio Fontes de Matos, do pároco Adauto Alves Vieira e do vigário José Paulo Rosendo da Costa.
CADEIRAS EM MÁRMORE
(Foto: Clerisvaldo).
As cadeiras dos celebrantes são de mármore negro, como de mármores são os altares e uma bela placa de agradecimento na parede, próxima às portas de entrada.
As bancas para os fiéis são de madeira, bonitas, bem feitas e conservadas como novas.
Os vitrais são coloridos e belos, as paredes revestidas com peças decoradas, piso de cerâmica, teto em PVC com motivos católicos bem como símbolos em mármores e metal dourado, formando um harmonioso conjunto de gosto apurado de quem assim o fez. Aliás, o bom gosto e a harmonia interna e externa da igrejinha de São Pedro parecem ostentar uma nave classificada como padrão de alto luxo.
SANTO ANTONIO E SÃO JOÃO COMO SENTINELAS AVANÇADAS
(Foto: Clerisvaldo).
Finalmente o santo que conquistou o Nordeste e o Brasil foi honrado com a obra merecedora que o povo santanense lhe devia desde 1915.
·         Visita e última pesquisa à igrejinha de São Pedro em 11.08.2014.
·         “Faça o que pode, com o que tem, onde estiver” (Roosevelt).




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/08/sao-pedro-e-sua-igrejinha-iv.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário