quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ROUBANDO NOSSAS XIMBRAS




ROUBANDO NOSSAS XIMBRAS
Clerisvaldo B. Chagas, 17 de setembro de 2014
Crônica Nº 1.262

Santana do Ipanema toda jogava ximbra. Moda interessante que dominava as ruas sem calçamento, fazia a meninada divertir-se a valer. Praticava-se ainda o pinhão e a bola nas mesmas ruas da cidade.
 O bom pinhão era feito de goiabeira pelos artesãos da periferia mesmo. Depois começou a aparecer belos pinhões torneados a que chamávamos “pinhão de praça”. Eram vendidos na “Casa Imperial” de Seu Piduca, no Comércio. Mais tarde essa mesma casa implantava a moda de belos ioiôs coloridos. Vendia ximbras também, a princípio, lisas em variadas cores; depois coloridas e cada vez mais aperfeiçoadas e atraentes, incentivando jogo e coleção. Nunca chamávamos a ximbra de bola de gude. Seu Marinho Rodrigues, pai do primeiro médico santanense Clodolfo Rodrigues, era um grande vendedor de ximbras em seu armazém de secos e molhados no antigo “prédio do meio da rua”. Ficávamos admirados diante do grande frasco transparente cheio de bolinhas multicores, de vidro. Seu Marinho, homem muito alto e forte, metia a manzorra na boca do recipiente e com satisfação imensa nos passava a mercadoria tão cobiçada.
Em toda a extensão da Rua Antônio Tavares (antes Cleto Campelo) a sair no final do Bairro São Pedro, inúmeros grupos de meninos eram encontrados jogando “Papão”, brincadeira de ximbra que nos fazia cavar três pequenos buracos arredondados necessários ao mister. Parecia um imenso festival. Nossos odiados predadores era o senhor Aloísio Firmo (juiz de menor) acompanhado do soldado Genésio. Essas odientas criaturas faziam os meninos correrem para casa com o perigo iminente de tomadas de ximbras. Às vezes Aloísio aparecia montado numa burra e, o soldado, que morava próximo a minha casa, o acompanhava a pé. Era a dupla terror da criançada.
Quando medito sobre os péssimos governos que tivemos em Alagoas e em nossa querida Santana do Ipanema, concluo que apenas trocamos a idade. Deparamo-nos com outros Aloísios e outros Genésios, aterrorizando nossas purezas, matando nossa felicidade e roubando as nossas ximbras.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/09/roubando-nossas-ximbras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário