domingo, 28 de setembro de 2014

VULCÃO, ESPETÁCULO DA NATUREZA



VULCÃO, ESPETÁCULO DA NATUREZA
Clerisvaldo B. Chagas, 29 setembro de 2014
Crônica Nº 1.269
Vulcão Ontake em erupção, terrível e belo. (Foto: Kiodo/Reuters).
Por mais comum que seja o fenômeno vulcanismo, o acordar de um vulcão sempre surpreende o mundo. O Japão, localizado onde costuma acontecer grandes espetáculos naturais, vem enfrentar agora a erupção do vulcão Ontake que expeliu cinzas, pedras e fumaça, no último sábado. Notícias falam em um morto e mais de trinta feridos.
Uma erupção vulcânica é bela, apocalíptica e muito perigosa quando surpreende a população em torno de muitos quilômetros.
Ontake em erupção. (Foto: Kiodo/Reuters).
Os vulcões são fendas ou aberturas que acontecem na crosta terrestre, permitindo que o material derretido e de alta temperatura do interior, chamado magma, chegue com poderosa força até a superfície. O magma pode se aglomerar na câmara magmática, localizada logo abaixo da crosta. A pressão dos gases no interior da câmara força a saída do magma no fenômeno que chamamos de erupção. Quando o magma chega à superfície, passa a se chamar lava e escorre pelas encostas do vulcão e da montanha. Com o tempo o vulcão adquire o formato de cone e sua parte interna se chama chaminé. O magma geralmente vem acompanhado de pedras, cinzas e fumaça e o estrondo da erupção assemelha-se a um trovão.
Existem inúmeros vulcões no mundo, uns ativos, outros extintos e outros ainda em fase de extinção. Eles costumam surgir nos limites das chamadas placas tectônicas. As terras em torno de um vulcão são férteis, pela futura desagregação do magma, um dos motivos pelos quais as pessoas se arriscam a produzir nas imediações.
Um dos mais conhecidos vulcões do Globo, é o vulcão Vesúvio da Itália, que no ano de 29 d.C. destruiu as cidades de Pompeia, Herculano e Estabia que ficavam em seu entorno.
O cantor brasileiro Nelson Gonçalves, de certo modo imortalizou o vulcão italiano quando em uma das suas canções, compara o seu amor pela amada como “um Vesúvio de lavas colossais”.
O Japão há de superar mais esse trauma em sua vida cotidiana.
·        O autor também é especialista em Geo-História.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/09/vulcao-espetaculo-da-natureza.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário