terça-feira, 23 de setembro de 2014

O RELEVO BRASILEIRO



O RELEVO BRASILEIRO
Clerisvaldo B. Chagas, 24 de setembro de 2014.
Crônica Nº 1.266

Santana do Ipanema e seu relevo diferenciado.
Podemos dizer que relevo é o conjunto das diferentes formas que compõem a superfície terrestre.
Como principais formas de relevo terrestre têm montanhas, planaltos, planícies e depressões.
As montanhas aparecem como as formas de maior altitude do relevo.  Encontramos cidades, povoados e aldeias situadas em lugares bastante elevados, tanto dentro como fora do nosso país.
Os planaltos são planos altos, irregulares, desgastados pela ação de agentes externos. Eles podem ser formados por chapadas (plano alto com descidas abruptas em forma de mesas) ou compostas por formações arredondas a que chamamos morros e, mesmo serras com seus característicos desníveis.
As planícies são áreas de terras mais ou menos planas e geralmente são formadas pelos sedimentos trazidos dos lugares mais elevados. Em alguns lugares as planícies podem receber nomes locais como em Alagoas, cuja planície costeira é chamada de tabuleiro.
Quanto às depressões elas são planas ou levemente onduladas. Estão localizadas em terrenos mais baixos do que as terras que a circundam. Em alguns lugares do Nordeste, onde a vegetação de cobertura é caatinga, são chamadas de raso de caatinga.
Todos os tipos de relevo são habitáveis pelas mais diferentes circunstâncias populacionais.
Modernamente o homem vai utilizando essas diversas formações para a área econômica do turismo aventura, de trilha e ecológico.
O lugar, por mais difícil que seja, basta o homem descobrir a sua serventia e atrair outros homens como fluxo econômico. Alagoas é pródigo em lugares os mais diferentes do relevo, onde as belas paisagens aguardam infinitamente pelos empreendimentos sem chaminés dos seus ilustres filhos. Uma lista completa, do sertão extremo ao litoral, por certo não caberia em apenas uma crônica.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/09/o-relevo-brasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário