domingo, 22 de fevereiro de 2015

ESCOLA DE SAMBA



ESCOLA DE SAMBA
Clerisvaldo B. Chagas, 23 de fevereiro de2015
Crônica Nº 1.372

Foto. G1 (Salgueiro - 2015).
“Escola de Samba é um tipo de agremiação de cunho popular que se caracteriza pelo canto e dança do samba, quase sempre com intuito competitivo. Sendo um tipo de associação originária da cidade do Rio de Janeiro, as escolas de samba se apresentam em espetáculos públicos, em forma de cortejo, onde representam um enredo, ao som de um samba-enredo, acompanhado por uma bateria; seus componentes ─ que podem ser algumas centenas ou até milhares ─ usam fantasias alusivas ao tema proposto, sendo que a maioria destes desfila a pé e uma minoria desfila sobre ‘carros’, onde também são colocadas esculturas de papel machê, além de outros adereços”.
“(...) o desfile de cada escola de samba é um trabalho considerado comunitário. Muito além de um grupo musical, as escolas frequentemente tornaram-se associações de bairros que cobrem a problemática social das comunidades que elas representam (tais como recursos educacionais e de cuidados médicos)”.
Lá no sertão de Alagoas, em Santana do Ipanema, houve tempo, na quarta metade do século XX, de tentativa de pelo menos uma escola de samba. Era uma coisa modesta, mas muito animada, de organização particular e empresarial quando o dinheiro corria com fartura na mão de poucos. Sua resistência não demorou tanto, pois o empreendimento é coisa mesmo para São Paulo e Rio de Janeiro. Movimento carnavalesco no interior que vive apenas da agropecuária, não tem como passar de alguns blocos que muitas vezes não contam nem com ajuda de prefeituras.
O Carnaval que vem desabando há décadas, no interior não tem condições de se erguer, vivendo hoje apenas com alguma zoada propaganda. Cada vez mais os três dias vão virando apenas desculpa para não se frequentar o trabalho.
Em Santana do Ipanema, mesmo, o que restou da tentativa de escola de samba, foi uma foto em preto e branco do passista Carlo de Filemon, em página do livro “Fruta de Palma”, do escritor Oscar Silva, e nada mais.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/02/escola-de-samba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário