quinta-feira, 9 de junho de 2016

O ALERTA VEM DO CAMPO




O ALERTA VEM DO CAMPO
Clerisvaldo B. Chagas,9 de junho de 2016
Crônica Nº 1.529
Foto: (brasiloeste).

Em nosso trabalho “Repensando a Geografia de Alagoas”, vamos encontrando situações tanto como surpresas agradáveis, quanto desastrosas, principalmente no campo. Mas, dentro do assunto Geografia, um texto simples nos chamou atenção e passamos a reproduzi-lo. Tem o título: ‘O Vale do São Francisco e a Irrigação’.
“Em regiões como a do rio São Francisco um dos poucos rios perenes do semiárido construíram-se canais de irrigação para desenvolver uma agricultura moderna. As lavouras do vale do São Francisco produzem, anualmente, muitas frutas e legumes. As videiras (...) dão frutos o ano todo.
Técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ─ Embrapa ─ afirmam que se se cuidasse do solo, o vale do rio São Francisco, poderia ser tão desenvolvido como o estado da Califórnia nos Estados Unidos, uma região de características semelhantes.
Tudo depende de como serão resolvidos os problemas causados pela agricultura moderna no São Francisco. A situação do solo e da água piorou na região a partir de 1985, quando o governo incentivou a irrigação.
Irrigação não e chuva artificial. É uma técnica de produção de alimentos muito delicada. Exige conhecimento e especialização. Do contrário, ela pode salinizar os solos, um processo que se torna ainda mais intenso por causa da evaporação da água provocada pelo calor.
A irrigação tem que ser acompanhada de drenagem do excesso d’água. Da mesma forma tem que se estabelecer as verdadeiras necessidades de água de cada cultura e aplicar tantos milímetros quanto forem necessários. Especialmente nos climas semiáridos quando a irrigação é insuficiente e a evapotranspiração é maior há risco de salinização, se os solos contiverem altos teores de sais solúveis (do tipo carbonato, normalmente)”.
·         Atos do meio ambiente do Brasil, Brasília. Terra Viva/Embrapa,1996, p. 85.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2016/06/o-alerta-vem-do-campo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário